Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Candidata chinesa a vacina anti-covid produz resposta imune em animais

Candidata chinesa ARCoV tem como vantagem possibilidade de armazenamento em temperatura ambiente - Robson Mafra/AGIF/Estadão Conteúdo
Candidata chinesa ARCoV tem como vantagem possibilidade de armazenamento em temperatura ambiente Imagem: Robson Mafra/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

24/07/2020 14h11

Um estudo publicado na revista Cell indica que uma uma vacina experimental chinesa mostrou resultado positivo para imunização do novo coronavírus em testes feitos em animais. Batizada de ARCoV, a candidata provocou resposta imune protetora em camundongos e macacos, relataram os pesquisadores.

A vacina à base de RNA mensageiro (mRNA) tem tecnologia similar à utilizada na americana mRNA-1273, que é desenvolvida em parceria da empresa Moderna com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID). Vacinas do tipo mRNA são atrativas porque, se aprovadas, podem ser rapidamente projetadas e fabricadas em larga escala dentro de semanas.

Resultados de testes da ARCoV mostraram que inoculações com uma e duas doses induziram reações fortes de anticorpos e células T contra várias cepas do vírus causador da covid-19.

"A proteção robusta observada nos estudos atuais e os claros correlatos imunológicos de proteção abrem o caminho para o futuro desenvolvimento da vacina em humanos", diz um dos dos autores do estudo, Cheng-Feng Qin, do Instituto de Microbiologia e Epidemiologia de Pequim,

A ARCoV é a segunda vacina contra covid-19 em potencial que a unidade de pesquisa apoiada pelos militares da China levou para a fase de testes clínicos.

Seu estágio, porém, ainda é anterior relação a outras candidatas, como a CoronaVac (feita pela chinesa Sinovac Biotech e que está sendo testada no Brasil) e a ChAdOx1 nCoV-19 (feita em parceira pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca - e também testada no Brasil). Estas já estão sendo testadas em humanos.

A próxima etapa da pesquisa será avaliar a resposta imune a longo prazo em animais e a sua aplicação em humanos. "Estudos futuros são necessários para avaliar a resposta imune a longo prazo em modelos animais e a eficácia do ARCoV em humanos", diz o estudo.

Armazenamento em temperatura ambiente

Uma das vantagens da candidata descrita no estudo está na possibilidade de armazenamento por uma semana da vacina em temperatura ambiente, por volta dos 25°C. Segundo os primeiros indicativos, não há sinais de diminuição de atividade de resposta imunológica em aplicações nestas condições

"Uma vacina pronta para uso e termoestável, como o ARCoV, é altamente desejável para eliminar a necessidade de transporte em cadeias de frio", diz o autor.

Mais de 150 vacinas estão em desenvolvimento pelo mundo. Apesar do esforço da comunidade científica, a tendência é que as vacinas, quando aprovadas, só serão produzidas e aplicadas em grande escala em 2021.

*Com informações da agência Reuters