Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Isolamento, uso de máscaras e higiene podem controlar pandemia, diz estudo

Interações entre pessoas na Holanda serviram como base para o modelo - iStock
Interações entre pessoas na Holanda serviram como base para o modelo Imagem: iStock

De Viva Bem, em São Paulo

22/07/2020 11h26

Um estudo feito pela University Medical Center Utrecht, da Holanda, aponta que lavar as mãos regularmente, usar máscaras e respeitar o distanciamento social podem controlar a pandemia de covid-19 mesmo sem uma vacina.

O estudo, publicado na revista PLoS Medicine, analisou a propagação do vírus e como detê-lo. As interações entre pessoas no país europeu serviram como base para o modelo. De acordo com os pesquisadores, as medidas são apropriadas para outras nações ocidentais.

"Uma grande epidemia pode ser evitada se a eficácia dessas medidas exceder 50%", disseram os autores.

O modelo utilizado apontou que, se o isolamento social imposto pelos governos fosse combinado com medidas pessoais, o pico de infecções poderia ser reduzido mesmo com uma eventual reabertura.

"Em termos práticos, significa que o SARS-CoV-2 não causará um grande surto em um país onde 90% da população adota lavagem das mãos e distanciamento social 25% eficaz", disseram os pesquisadores.

Os autores do estudo afirmam que os governos devem educar a população sobre como o vírus se espalha e conscientizar sobre o papel do distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscaras no controle da pandemia.

O modelo aplicado, no entanto, não considera questões demográficas e nem explica o isolamento imperfeito de pessoas infectadas pelo vírus, que podem infectar outras pessoas em um hospital, por exemplo.