Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Reino Unido assegura compra de 90 milhões de doses de vacina contra covid

Grã-Bretanha tem acordo com três empresas para fornecimento de vacinas contra covid-19 - Igor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Grã-Bretanha tem acordo com três empresas para fornecimento de vacinas contra covid-19 Imagem: Igor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

DO UOL, em São Paulo*

20/07/2020 07h10

O Reino Unido anunciou hoje que assinou acordos para assegurar 90 milhões de doses de duas possíveis vacinas contra a covid-19, uma de uma aliança da Pfizer e BioNTech e outra do grupo francês Valneva.

O ministério informou que garantiu 30 milhões de doses da vacina experimental BioNTech/Pfizer, e um acordo em princípio para 60 milhões de doses da vacina Valneva, com uma opção de 40 milhões de doses a mais, se comprovadamente seguro, eficaz e adequado

Ainda sem desenvolver a vacina contra o covid-19, o Reino Unido agora tem três tipos diferentes de vacina sob encomenda e um total de 230 milhões de doses potencialmente disponíveis. Os termos financeiros não foram divulgados.

O Reino Unido havia assinado anteriormente um acordo com a AstraZeneca para fornecer 100 milhões de doses da vacina contra o coronavírus que está sendo testada pela Universidade de Oxford.

"Milhões de pessoas podem ser vacinadas contra o coronavírus", disse o comunicado do governo, citando as três vacinas diferentes nas quais já investiu.

Embora ainda não esteja claro quais e se alguma das vacinas acabará sendo eficaz contra o vírus, o Reino Unido e outros países ricos já estão investindo para garantir que haja capacidade de fabricação suficiente.

As vacinas normalmente levam anos para se desenvolver e mais de uma dúzia estão nos estágios iniciais dos testes em todo o mundo.

*Com informações das agências AP e Reuters.