Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


Débora Nascimento não premia filha com comida: "Se cai, não ganha doce"

Do VivaBem, São Paulo

15/07/2020 15h00

A atriz Débora Nascimento disse que não relaciona a comida a um sistema de recompensa com a filha, durante o programa Conexão VivaBem desta quarta-feira (15).

Na conversa com o psiquiatra Jairo Bouer e com a terapeuta nutricional Ariele Sousa, a mãe de Bella, de 2 anos, disse que não usa o alimento como um prêmio quando a menina se machuca. "Ela é muito ativa, então vira e mexe ela tomba. Eu falo que é para tomar mais cuidado, mas que vai ficar tudo bem. Mas nem sequer passa pela pela comida, pela recompensa".

Sousa disse que esse é o caminho. "A gente não precisa recompensar a criança com comida. Dessa forma, ela vai começar a entender que ela pode lidar com aquela emoção, de raiva ou tristeza, sem descontar na comida".

Débora disse que o cuidado que tem com a relação da filha com a comida pode ter explicação em sua própria relação com a alimentação. "Eu acho que é exatamente por causa do meu histórico meio difícil com a comida". A atriz revelou que já sofreu com distúrbios alimentares na adolescência.

Primeiro doce

Durante o programa, Débora contou que Bella comeu doce pela primeira vez em seu último aniversário, no meio da pandemia, em abril. "Eu fiz tudo aqui em casa junto com ela, que nunca tinha experimentado brigadeiro. Foi a primeira vez que ela provou doce, mas também não me pediu. Ela não me pede comida", disse. A atriz ainda disse que a filha ama tomate e brócolis.

A preferência por frutas e alimentos mais naturais foi estímulo dos pais. Débora ainda disse que, como José Loreto é diabético, o cuidado com a alimentação mais equilibrada da filha também permanece na casa dele. "Eu sei que não vai ter doce, não tem açúcar, excesso de carboidrato. Então, a gente mantém o mesmo esquema de alimentação. A rotina que ela tem na minha casa, também tem na casa do pai dela".