Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Porchat conta como perdeu 17 kg em 4 meses: "Corro na rua e treino em casa"

Do VivaBem, em São Paulo

13/07/2020 10h30

Fábio Porchat contou que emagreceu 17 kg entre janeiro e maio, em uma entrevista a Jairo Bouer no programa Conexão VivaBem desta segunda-feira (13). O ator, apresentador e humorista revelou, entretanto, que a perda de peso não era seu foco, e sim uma melhora em sua qualidade de vida.

"Eu percebi que sem fazer exercício físico, dando minhas desculpas de sempre, comecei a engordar muito e a sentir dores, desconforto muscular. Minha lombar pegou, porque tenho problema na lombar, comecei a ver que eu estava com cansaço. Percebi que não era uma questão de emagrecer ou engordar, é questão de que agora, com 36 anos, eu preciso aproveitar a minha juventude para não ter que começar do zero quando eu tiver 50", disse.

Porchat, então, começou a correr a fazer musculação na academia, antes da pandemia do novo coronavírus. Com o isolamento social, ele continuou correndo na rua, mas de máscara e fugindo de ambientes com aglomerações. "Comecei a não correr mais no Aterro [do Flamengo], porque lá tinha muita gente, e comecei a correr perto de casa, onde não tem ninguém, mas de máscara". Segundo ele, o percurso geralmente é de 7 km.

Treinando em casa

O fechamento das academias no Rio de Janeiro também não foi um problema para ele. "Eu nunca tinha feito exercícios em casa, mas comecei a fazer. Por exemplo, pulo corda, tenho usado minha poltrona para exercício para braço, faço abdominal perto da TV, uso garrafa d'água como peso. Então tenho ressignificado a minha casa", disse.

A dificuldade que ele tem sentido em treinar em casa é apenas a orientação de um profissional. "Eu sinto falta de alguém instruindo, ajudando, porque fico com o pescoço para frente, faço força no lugar errado. Claro que em casa tem a minha mulher, a gente se ajuda, mas sinto muita falta de ter alguém de fora me ajudando, porque posso estar fazendo o exercício de forma errada e até me prejudicar ou me machucar", disse.

Menos álcool

O apresentador ainda revelou que a mudança de hábito chegou até a sua mesa. "Estou cuidando melhor da dieta. No fim das contas, não tem segredo. Se você ingerir menos calorias e gastar mais calorias, você perde peso".

Além da dieta, Porchat ainda reduziu o consumo de álcool: "Diminuí muito na minha vida a bebida alcoólica. Eu estava até o começo de junho sem nem beber. Estava tranquilo, passando bem, almoçando, jantando, sem beber. Agora, em junho, eu falei 'Quer saber? Vou tomar um vinho toda sexta-feira'. A bebida é calórica, atrapalha nesse sentido".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no título e na chamada da Home-page do UOL, Porchat perdeu 17 kg em 4 meses, não em 3.