Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Pesquisadores desenvolvem vacina para combater diversos tipos de câncer

Nova vacina contra o câncer criada por especialistas australianos teve resultados promissores em testes com ratos - Istock
Nova vacina contra o câncer criada por especialistas australianos teve resultados promissores em testes com ratos Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

10/07/2020 16h57

Pesquisadores da Mater Research, um centro de pesquisa colaborativo associado à Universidade de Queensland e parceiro do Translational Research Institute, ambos da Austrália, anunciou o desenvolvimento de uma nova vacina para combater alguns tipos de câncer no sangue.

Os cientistas já anunciaram que estão prontos para testar o produto em pacientes após as análises pré-clínicas terem apresentado resultados positivos. O estudo foi publicado no periódico Clinical and Translational Immunology.

"Esperamos que a vacina possa ser usada no tratamento de tumores como leucemia mieloide, linfoma não Hodgkin, mieloma múltiplo e leucemias pediatricas, além de outros tumores malignos como câncer de mama, pulmão, renal, ovariano, pancreático e glioblastoma", afirmou a pesquisadora Kristen Radford, líder do estudo e pesquisadora, em comunicado oficial.

Como a vacina funciona?

De acordo com os especialistas, a vacina consiste em uma fusão de anticorpos humanos e proteínas específicas de tumores. Agora, os pesquisadores querem saber a capacidade do produto em atacar as células enquanto ativa uma memória imunológica no paciente. Por enquanto, os testes foram feitos em ratos modificados.

Além de ser mais barata do que outras vacinas já criadas para o câncer, o protótipo ainda tem a vantagem de focar nas células tumorais específicas que criam uma resposta imune ao tumor, maximizando a eficácia do tratamento e ainda minimizando possíveis efeitos colaterais.