Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


China suspende importação de 3 frigoríficos; vírus é transmitido na carne?

Istock
Imagem: Istock

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

01/07/2020 15h00

Na última segunda-feira (29), a China suspendeu a importação de carne de três frigoríficos do Brasil. Embora o país não tenha dado um motivo específico, a causa mais provável tenha sido o surto de coronavírus.

Hoje, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo e reacende a atenção internacional para medidas sanitárias necessárias contra a covid-19. Mas será que a carne pode ser um vetor de transmissão da doença?

De acordo com Igor Marinho, infectologista do HC-SP (Hospital das Clínicas de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD, a carne não pode ser contaminada por via orgânica (ou seja, o vírus não entra em um boi vivo e se "instala" em sua carne). No entanto, se secreções (saliva, muco, catarro) de uma pessoa infectada entrarem em contato com o alimento durante processos como corte ou transporte, existe um risco pequeno do vírus ser transmitido.

"Provavelmente a medida foi adotada pelos chineses pensando no processo de importação e logística, já que ele envolve muitas etapas e pessoas, tanto o transporte como os comerciantes. Por isso existe a possibilidade de contaminação."

Como as empresas e frigoríficos podem estar seguros?

Não existe uma recomendação específica para esse tipo de ambiente. O cuidado como lavar as mãos, manter o distanciamento social e a higienização de embalagens caso ofereça algum risco maior de contaminação devem ser feitas.

Todas essas medidas ajudam a combater o coronavírus, além de outros vírus respiratórios que podem aparecer nessa época do ano.

Marinho explica que ambientes gelados aumentam o risco de contaminação de doenças das vias aéreas respiratórias, facilitando a entrada do vírus. "Pode ocorrer uma redução da umidade no local, o que facilita a entrada coronavírus e outros agentes. Por isso é importante manter as regras de higiene", finaliza.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente de como foi informado, a China suspendeu a importação de três frigoríficos do Brasil. Antes não havíamos informado a quantidade. Já foi corrigido no texto.