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Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


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Oscilação de humor na pandemia; como aliviar o estresse nesse período?

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Imagem: Istock

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

27/06/2020 04h00

Diante das incertezas que a pandemia traz, ficar calmo é quase impossível. Para quem pode e está em casa desde o começo da quarentena, a oscilação de humor é frequente.

Já passamos pela fase de malhar todos os dias e postar, assistir lives, cozinhar, ser mega produtivo e fazer vários cursos online. E como não são só bons momentos que compõe essa fase, a raiva, cansaço físico, mental e angústias também fazem com que sintamos dificuldade em focar e aliviar o estresse.

E uma das coisas piores e mais complicadas nesse processo é saber quando vamos voltar a nossa vida normal ou, como muitos falam, no "novo normal". Esse cenário gera muito estresse e por isso existem maneiras para lidar com ele durante esse período. Veja abaixo.

1. Faça uma autorreflexão

É muito importante ter um momento só para você nesse período em que está mais sozinho. Vale se olhar no espelho, pensar e meditar debaixo do chuveiro e assim achar seu autocontrole.

Lembre-se de sempre buscar e refletir por que e o que te trouxe a uma situação de vulnerabilidade e se teve alguma circunstância específica para aquilo.

2. Estabeleça uma rotina

Como houve muitas mudanças, é comum sentir-se perdido, criar e furar as tarefas e rotina do dia a dia. O que pode ter dado certo antes, agora, não faz tanto sentido.

Ainda assim, é fundamental estabelecer uma rotina, mesmo que em casa. Faça um checklist do que você tem a fazer. Tome um banho, se arrume e, se antes da quarentena você fazia determinado esporte, tarefa ou atividade, tente adaptar para dentro de casa.

3. Desenvolva sua capacidade de adaptação

O ideal é não ficar "remoendo" ou sofrendo por atividades que você estaria inserido ou praticando, caso a pandemia não estivesse ocorrendo. Se um dia estiver sol, por mais difícil que seja, tente não ficar fazendo planos ou falando "poderia estar em um restaurante, na praia, ou em um bar". O ideal é viver aquele determinado dia sem pensar como era no passando. Foque em aproveitar atividades que estão à disposição naquele momento.

4. Mantenha sono e alimentação em dia

Ter uma boa noite de sono e seguir horários certos para levantar e ir para cama é fundamental para o equilíbrio químico do cérebro. Não fique deitado até seu corpo não aguentar mais ou sentimentos de tristeza cheguem a sua mente. A rotina também vale para a alimentação. Coloque horários parecidos com os habituais para almoçar, jantar e tomar café. Não tenha o hábito de comer besteiras, lanches e refrigerantes em dias atípicos e em que não seria comum consumi-los.

5. Planeje sua vida

Parece difícil pensar e rascunhar determinados planos agora, mas isso será importante para encarar um futuro mais harmônico. Pode ser coisas que envolvem sua saúde e bem-estar, viagens, trabalho, faculdade. Não precisa comprar ou oficializar nada agora, mas tente planejar sua vida aos poucos.

6. Cuide do seu bem-estar

Resgate o que lhe faz bem e faça coisas que ainda têm a ver com você. Nessa atual fase, é muito comum ser surpreendido pelo cansaço mental e irritabilidade, mas olhe para a sua saúde. Foque em uma boa alimentação, hobbies e novas formas de distração.

Fontes: Cristina Borsari - Psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Naim Akel Filho, psicólogo e professor do curso de Psicologia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

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