Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Entenda o que causa a trombose, problema que levou Anitta ao hospital

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

26/06/2020 09h39

Diagnosticada com trombose, a cantora Anitta foi internada em um hospital da Rede D'Or na noite de ontem e deve ter alta hoje, de acordo com vídeo publicado em seu Instagram.

Nas imagens, ela tranquilizou fãs dizendo que estava bem e o tratamento já havia começado.

O que é a trombose?

Trombo é um coágulo —parcial ou total— que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Quando isso acontece, estamos diante da trombose, que pode se manifestar de diferentes formas.

Caso ela ocorra em uma veia profunda será definida como Trombose Venosa Profunda (TVP); se o coágulo se formar em uma artéria, ele é chamado de Trombose Arterial (TA). No segundo caso, os principais riscos são que o quadro cause um infarto ou AVC (acidente vascular cerebral).

Por que isso acontece?

Muitos fatores podem estar envolvidos no aparecimento de um coágulo. As causas mais comuns são identificadas pelos especialistas por meio da chamada Tríade de Virchow, que avalia a presença das seguintes características:

  • Lesão nos vasos sanguíneos: são exemplos a lesão da parede vascular que ocorre no trauma, cirurgia ou uso de cateter venoso;

  • Hipercoagulação: desequilíbrio do processo normal da coagulação sanguínea decorrente de processos inflamatórios como a obesidade, doenças reumatológicas, tabagismo, uso de determinados fármacos como anticoncepcionais orais combinados (estrogênio e progesterona), além de gravidez e puerpério (períodos em que há redução fisiológica de fatores anticoagulantes naturais), intervenção cirúrgica e doenças hereditárias;
  • Redução da velocidade do fluxo sanguíneo ou estase: longos períodos de imobilidade, como os que acorrem após uma cirurgia, uma longa viagem, e até mesmo entre pacientes acamados podem facilitar a formação de coágulos.

Não obstante esses fatores possam desencadear a trombose, para algumas pessoas ela se manifesta sem nenhuma causa aparente, quando é chamada de trombose não provocada ou sem fator desencadeante conhecido.

Como é feito o tratamento da trombose?

O objetivo é impedir a formação e o aumento do trombo, e evitar que ele chegue até o pulmão. Para isso, geralmente são usados medicamentos anticoagulantes por tempo determinado pelo médico, de acordo com o risco avaliado em cada paciente. Esse prazo pode ser de 3 até 24 meses.

Se o quadro aparece durante a gravidez, o tratamento é também medicamentoso e deve durar por toda a gestação e até 6 semanas após o nascimento do bebê —ou mesmo por mais tempo, conforme o quadro. Nesses casos, usa-se a heparina de baixo peso molecular (HBPM), dados os seus perfis de segurança.

Quando há embolia pulmonar, pode ser indicado o uso de trombolítico (substância para dissolver o coágulo) ou cirurgia para remoção do mesmo (em casos específicos).

*Com informações da reportagem de Cristina Almeida, publicada em 02/06/2020

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, infarto e AVC são complicações causadas apenas em casos de trombose arterial, e não de trombose venosa profunda.