Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Paciente que lutou contra covid-19 passa por transplante de pulmões

Imagem do coronavírus - Reprodução
Imagem do coronavírus Imagem: Reprodução

Da AP

11/06/2020 12h29

Cirurgiões em Chicago deram um novo par de pulmões a uma jovem mulher com graves danos nos órgãos devido ao novo coronavírus.

Apenas alguns outros sobreviventes de covid-19, na China e na Europa, passaram por transplantes de pulmão. A paciente, que tem 20 anos, ficou em uma máquina de ventilação por quase dois meses antes de sua operação na última sexta-feira no Northwestern Memorial Hospital.

O médico Ankit Bharat, que realizou a operação, disse que o procedimento de 10 horas foi desafiador porque o vírus deixou seus pulmões cheios de buracos e quase se fundiu à parede torácica.

Os médicos a mantiveram em ambas as máquinas enquanto seu corpo se recupera, mas dizem que suas chances de uma vida normal são boas.

"Prevemos que ela terá uma recuperação completa", disse Rade Tomic, diretora médica do programa de transplante de pulmão do hospital.

A paciente não foi identificada, mas Bharat disse que ela havia se mudado recentemente da Carolina do Norte para Chicago para ficar com o namorado.

Ela era bastante saudável, mas sua condição deteriorou-se rapidamente após ser hospitalizada no final de abril. Os médicos esperaram seis semanas para o corpo ficar livre do vírus antes de considerar um transplante.

Os pulmões foram responsáveis por apenas 7% dos quase 40 mil transplantes de órgãos dos EUA no ano passado. Eles geralmente são difíceis de encontrar e os pacientes geralmente esperam semanas na lista de transplantes.

A paciente de Chicago estava em mau estado, com sinais de que seu coração, rins e fígado estavam começando a falhar, então ela rapidamente se alinhava, disse Bharat.