Topo

Covid-19: Vacina da Moderna deve iniciar terceira fase de testes em julho

O desenvolvimento de uma vacina segue várias etapas, primeiro no laboratório e depois com testes em animais e humanos - Getty Images
O desenvolvimento de uma vacina segue várias etapas, primeiro no laboratório e depois com testes em animais e humanos Imagem: Getty Images

Do Viva Bem, em São Paulo

11/06/2020 12h05

A vacina criada pela farmacêutica norte-americana Moderna contra covid-19 está prestes a avançar para a terceira fase de testes. A expectativa é que 30 mil pessoas participem da testagem, que deve começar em julho deste ano.

Para iniciar o novo estudo, a empresa usou os dados da primeira fase, que começou em março, e fabricou a quantidade necessária da vacina para a fase 3.

Os 45 participantes adultos do estudo da fase 1 ainda estão sendo monitorados, mas a Moderna relatou resultados iniciais positivos em maio.

Na fase 2, a farmacêutica iniciou o estudo com 600 voluntários que receberam um placebo ou uma das duas dosagens da vacina. Os primeiros testes verificam os efeitos colaterais e tentam determinar como os participantes respondem a diferentes doses, mas apenas o estudo da fase 3 será grande o suficiente para mostrar se a vacina funciona.

A possível vacina foi criada com base na sequência genética do novo coronavírus, que foi compartilhada pelo governo chinês.

A Moderna estima produzir de 500 mil a 1 milhão de vacinas, caso o uso clínico seja comprovado. Para garantir a produção, a empresa fez uma parceria com o grupo Lonza, multinacional da Suíça de produtos químicos e tecnologia.