Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Associação Americana de Câncer atualiza diretrizes para prevenção da doença

mjwiacek/iStock
Imagem: mjwiacek/iStock

Do VivaBem, em São Paulo

09/06/2020 18h37

Nesta terça-feira (09), a American Cancer Society (Associação Americana do Câncer) divulgou novas orientações para prevenção do câncer. Entre elas, estão pontos como mudanças na dieta, consumo de álcool e aumento de atividade física. Os resultados foram publicados no Cancer Journal for Clinician.

A Associação Americana sempre faz recomendações frequentes no combate à doença e nesta fase revisou pontos essenciais feitos com outras instituições internacionais. "A diretriz continua refletindo a ciência atual de que padrões alimentares, e não alimentos específicos, são importantes para reduzir o risco de câncer e melhorar a saúde geral", finalizou Laura Makaroff, uma das autoras do estudo. Abaixo, veja como ficou a revisão:

Atividade física

Antes: adultos tinham que fazer pelo menos 150 minutos de exercícios físicos de nível moderado ou 75 minutos de atividade física intensa por semana.

Agora: adultos precisam fazer exercícios moderados a intensos de 150 a 300 minutos ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa por semana.

Cardápio

Antes: era recomendado o consumo de comidas saudáveis e pelo menos 2,5 xícaras de vegetais e frutas a cada dia. Além disso, o indicado era o consumo de grãos integrais em vez de refinados.

Agora

  • É indicada adoção de cardápios com um número grande de nutrientes e que ajudem a manter o peso corporal saudável;
  • Uma variação de vegetais, incluindo vegetais verde escuros, vermelho, laranja e vegetais ricos em fibras;
  • Frutas, especialmente as coloridas;
  • Grãos integrais.

Consumo de álcool

Antes: era permitido o consumo de uma bebida por dia para mulheres ou duas por dia para homens.

Agora: com a nova diretriz, o ideal é não consumir álcool e, se optar por ingerir esse tipo de bebida, deve-se seguir a mesma quantidade indicada anteriormente para homens e mulheres.