Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cultivo de pele por meio de células tronco pode ajudar a tratar calvície

Istock
Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

07/06/2020 11h59

Um novo estudo publicado na revista científica Nature mostrou que desenvolver pele por meio de células tronco pode ajudar no transplante e desenvolvimento de cabelos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas cultivaram um organoide em placa de petri durante aproximadamente cinco meses. Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ajudar no monitoramento de doenças e cirurgias reconstrutivas. "O trabalho tem uma grande promessa de tradução clínica", escreveram Leo Wang e George Cotsarelis no artigo.

Depois de cultivarem o órgão nesses organoides, os pesquisadores desenvolveram condições especiais de crescimento e foi encontrado uma camada distinta de epiderme e derme, folículos capilares, glândulas sebáceas e até circuito nervoso entrelaçado.

Depois desse achado, eles transplantaram organoides da pele estudada para a pele posterior de ratos imunocompremetidos e quase 55% dos enxertos realizados cultivavam pelos. Isso revelou que a pele da placa de petri pode tolerar e integrar o transplante em um animal vivo.

No artigo, os cientistas explicaram que a descoberta pode estar mais perto de gerar um suprimento ilimitado deque os folículos capilares que podem ser transplantados para o couro cabeludo de pessoas com queda de cabelo ou sem cabelo.

Embora os primeiros resultados tenham mostrado pontos positivos, os cientistas ressaltam que ainda há um caminho a percorrer antes que a abordagem terapêutica possa ser integrada à medicina humana.

As aplicações potenciais indicam que a descoberta pode abrir grandes oportunidades para modelagem de doenças, tratamento de perda de cabelo e melhorar o resultado de cirurgias reconstrutivas.