Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Resultado em 10 minutos por US$ 1: Senegal testa exame rápido para covid-19

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

22/05/2020 10h45

Um exame que indica se a pessoa está com o novo coronavírus em 10 minutos está sendo testado por pesquisadores do Senegal, na África. Além da rapidez, o custo seria outro atrativo: US$ 1.

Pesquisadores do laboratório DiaTropix, que desenvolve testes de doenças infecciosas e é administrado pelo Instituto Pasteur, estão trabalhando ao lado da empresa britânica Mologic para fabricar os kits de diagnóstico.

O instituto diz que o exame poderá ser lançado em junho se os resultados apresentados nos testes forem satisfatórios.

Os testes feitos atualmente usam a técnica chamada PCR para detecta sequências do RNA do novo coronavírus nos pacientes. O teste rápido que está em desenvolvimento examinaria a saliva e anticorpos para detectar o vírus.

Amadou Sall, diretor do Instituto Pasteur, disse que com este exame será possível analisar de 500 a 1000 testes por dia e quatro milhões em um ano.

"Não é necessário ter um laboratório super equipado. É um teste simples que pode ser feito em qualquer lugar", disse Sall à revista News Cientist.

Os testes podem auxiliar as medidas de contenção do novo coronavírus na África. A África do Sul é o país africano com mais casos, mais de 19 mil, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. O Senegal aparece com 2.812 casos oficiais da covid-19 e 32 mortes.