Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Porchat perde 16 kg fazendo aeróbicos em casa; veja 10 ideias de exercícios

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do VivaBem, em São Paulo

21/05/2020 12h12

O ator e apresentador Fabio Porchat, 36, compartilhou em seu Instagram sua mais recente conquista durante a quarentena: eliminou 16 kg fazendo exercícios em casa.

"Em janeiro, cheguei a pesar 108 kg. No fim de janeiro deste ano! Agora estou com 92 kg. O ideal para mim seria 86 kg, aí eu estaria gordinho, mas feliz", comentou, durante transmissão ao vivo.

De acordo com o profissional de educação física e colunista do VivaBem Fernando Guerreiro, para quem busca perder peso, uma boa opção é fazer os exercícios aeróbicos em formato de HIIT (treino intervalado de alta intensidade). Além de queimar 93% mais gordura por minuto do que exercícios moderados, o HIIT tem curta duração e não é monótono como correr 30 minutos sem parar na esteira.

Um exemplo de HIIT é realizar um exercício por 40 segundos e descansar por 20 segundos. Aí, repita essa sequência até completar 10 a 15 minutos de treino.

Abaixo, mostramos 10 exercícios aeróbicos para executar nesse formato de HIIT, que foram sugeridos pelos profissionais de educação física Cau Saad, Galego e Fernando Guerreiro. Você pode fazer apenas um dos movimentos durante todo o treino ou alterná-los, o que vai ajudar não só a quebrar a monotonia como também trabalhar diferentes grupos musculares.

1. Burpee

Em pé, com as pernas afastadas em uma largura igual a do quadril, flexione os joelhos e agache. Apoie as mãos no chão e "jogue" os pés para trás, ficando em posição de flexão de braços. Retorne fazendo o movimento inverso e estenda o corpo, dando um salto para cima com as mãos estendidas acima da cabeça. Repita o movimento de forma contínua.

2. Salto patinador

Fique em pé com as pernas afastadas na largura do quadril. Dê um salto para a esquerda e fique apoiado apenas na perna de mesmo lado. Simultaneamente, leve os braços para o lado esquerdo. Agora, salte para o lado direito, apoiando-se somente na perna de mesmo lado e movendo os braços. Repita o movimento sem parar, como se estivesse patinando.

3. Polichinelo com agachamento

Em pé, com as pernas unidas e os braços estendidos ao lado do corpo, dê um salto para cima. Ao mesmo tempo, afaste os pés lateralmente e erga os braços, batendo as mãos acima da cabeça. Volte para a posição inicial e depois agache, tocando as mãos no solo. Estenda as pernas e volte à posição inicial. Repita o exercício sem parar.

4. Salto com afundo

Fique em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril. Coloque as mãos na cintura ou na nuca. Flexione levemente os joelhos para pegar impulso e dê um salto para cima. Depois, dê um pequeno salto, colocando ainda no ar a perna direita à frente da esquerda. Aterrisse flexionando os joelhos e faça um afundo (agache até aproximar o joelho esquerdo do chão). Retorne à posição inicial e repita o movimento, agora colocando a perna esquerda à frente.

5. Corrida no lugar com jab e direto

Corra no lugar, erguendo os joelhos a cerca de 90° enquanto desfere socos alternados no saco ou no ar, se não tiver o acessório.

6. Agachamento com salto

Afaste as pernas em uma largura maior que a dos ombros, com pés apontados para a diagonal. Flexione os joelhos o máximo que conseguir, como se fosse sentar e, em seguida, salte. Aterrisse já iniciando um novo agachamento. Tome cuidado para que os joelhos não apontem para dentro durante o movimento.

7. Pular corda

Em pé, segure uma ponta da corda em cada mão e deixe o acessório atrás do corpo. Gire os braços de modo que a corda passe por cima da sua cabeça e dê um salto quando ela chegar aos seus pés. Repita sem parar.

8. Abdominal alpinista

Fique em posição de flexão de braços, com as mãos afastadas na largura dos ombros. Flexione o joelho direito, levando em direção ao braço do mesmo lado. Volte e faça o mesmo com o joelho esquerdo. Isso é uma repetição. Alterne a posição das pernas rapidamente, sem parar. Mantenha o abdômen contraído para manter o corpo estabilizado.

9. Polissapato

Em pé, dê um passo para a frente com a perna esquerda e eleve o braço direito ao lado da cabeça. Dê um salto e troque a posição ds pernas e dos braços, sem sair do lugar. Repita rapidamente, sem parar.

10. Skipping

Em pé, flexione a perna esquerda e erga o joelho acima do quadril. Volte e faça o mesmo com a perna direita. Isso é uma repetição. Execute o movimento rapidamente, sem parar, como se estivesse correndo no lugar.