Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Falar em voz alta pode deixar coronavírus no ar por 14 minutos, diz MIT

A fala também libera perdigotos no ar - Reprodução
A fala também libera perdigotos no ar Imagem: Reprodução

De Viva Bem, em São Paulo

13/05/2020 21h39

Um novo estudo apresentado pelo MIT, nos Estados Unidos, aponta que partículas de saliva de pessoas que falam alto podem permanecer no ar por um intervalo de oito a 14 minutos. A pesquisa, divulgada hoje, pode auxiliar nos estudos sobre formas de transmissão do novo coronavírus.

Durante o desenvolvimento do estudo, pesquisadores pediram que os voluntários repetissem frases e usaram feixes de luz que permitiam enxergar os perdigotos no ar. A pesquisa pode ser conferida na íntegra, em inglês, através deste link.

Os pesquisadores avaliam que um único minuto de fala em voz alta pode expelir até 1.000 perdigotos contendo o vírus. Por meio das observações feitas na pesquisa, os cientistas analisaram que as gotículas permaneceram no ambiente por mais de oito minutos, chegando a durar até 14 minutos.

No entanto, a pesquisa deixa claro que o estudo foi realizado em um ambiente controlado, sem interferência de correntes de ar ou alterações da temperatura, sem ser possível determinar como seria a proliferação em uma via pública, por exemplo.

Os cientistas alertam que, apesar das restrições do ambiente controlado, é possível que a contaminação por covid-19 se dê através da fala — e que, inclusive, alguns pacientes podem espalhar maior quantidade de vírus do que outros.

O estudo também reforça que a pesquisa só endossa a necessidade do uso de máscaras de proteção para tentar frear a transmissão da doença.