Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brasileiro descobre ter três rins ao fazer tomografia para dor nas costas

Exame de imagem mostra rim esquerdo normal e dois rins grudados mais abaixo, perto da pelvis - New England Journal of Medicine
Exame de imagem mostra rim esquerdo normal e dois rins grudados mais abaixo, perto da pelvis Imagem: New England Journal of Medicine

Do VivaBem, em São Paulo

10/05/2020 10h32

Já imaginou sentir uma dor nas costas, fazer um exame de imagem para investigar melhor a causa, e descobrir que possui um rim extra? Foi o que aconteceu com um paciente em São Paulo. O caso foi reportado pelos médicos José O. Medina-Pestana e Renato D. Foresto, do Hospital do Rim e publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.

O paciente foi submetido a uma tomografia computadorizada, que localizou o rim esquerdo com aparência normal, localizado na região considerada comum. Já o outro rim era duplicado e estava centralizado mais próximo da pelvis do paciente, um pouco acima da entrada da bexiga. No entanto, ele se conectava normalmente com a bexiga no lado direito dela.

Caso você esteja se perguntando, o rim extra não era a causa da dor nas costas do paciente. Ele tinha uma hérnia de disco na lombar, entre as vértebras L4 e L5. No entanto, os médicos ficaram preocupados e decidiram testar a função renal do paciente, que estava normal.

O rim esquerdo duplicado provavelmente foi resultado de uma divisão celular prematura. Normalmente pessoas com rim extranumerário são assintomáticas, como esse paciente, e é comum que a condição só seja descoberta quando um exame de imagem é feito por algum outro motivo.

Essa descoberta inesperada e sem sintomas pode acontecer com outros órgãos extra numerários, como um baço acessório, por exemplo. Os autores do livro "Fundamentos de Anatomia Clínica" estimam que 10% da população tenha o baço duplicado.