Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tumor neuroendócrino: entenda quadro raro do qual o ator Irrfan Khan sofria

Jag Gundu/Freelancer Getty Images
Imagem: Jag Gundu/Freelancer Getty Images

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

29/04/2020 15h43

Lutando contra um tumor neuroendócrino há cerca de dois anos, o ator Irrfan Khan faleceu nesta quarta-feira (29), aos 53 anos. O indiano era conhecido por ter participado de filmes como "Quem Quer Ser um Milionário?", "As Aventuras de Pi" e "Jurassic World".

A doença da qual o artista sofria é bastante rara — estima-se que represente menos de 2% dos casos de câncer.

De acordo com a oncologista clínica Rachel Riechelmann, do Hospital A.C.Camargo, o termo tumores neuroendócrinos engloba diferentes tipos de doença e os tumores podem aparecer em praticamente qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no trato digestivo — da boca ao ânus.

"Eles se originam de uma célula, chamada neuroendócrina, e alguns deles têm a capacidade de produzir hormônios e, por isso, causar sintomas diversos. É possível, por exemplo, que o tumor produza insulina, o que fará que o paciente tenha baixa de açúcar no sangue. Mas também pode acontecer ao contrário, a pessoa fica diabética por conta de um hormônio que aumenta a glicemia. Ou seja, sua apresentação clínica varia demais", aponta.

De maneira geral, a médica aponta que a maioria dos tumores tem uma agressividade mais baixa em relação a outros, mas que, em alguns casos, também é possível que a doença evolua rapidamente. "Por isso é tão necessário que o quadro seja avaliado por um especialista. Se o paciente demora muito para descobrir e a doença é disseminada para outros órgãos, aí não é curável. A gravidade também pode ser determinada pelo tipo do tumor", afirma.

Os tumores que não produzem hormônios geralmente não apresentam sintomas, e é aí que mora o perigo. Quando os pacientes descobrem, o caso já é grave.

Os fatores de risco são pouco conhecidos. Os médicos descartam a possibilidade de interferência da dieta ou hábitos como tabagismo ou alcoolismo. Segundo Riechelmann, o que já é conhecido é que cerca de 10% dos casos têm relação hereditária.

Diagnóstico

O diagnóstico é detectado por meio de exames PET Scan - tomografias computadorizadas por emissão de pósitrons. Há dois tipos:

  • PET Scan Gálio 68: é um exame específico para um tumor neuroendócrino.
  • PET-FDG: é um PET Scan utilizado tanto para aferir vários tipos de tumores sólidos como para avaliar a agressividade dos tumores neuroendócrinos.

Tratamento

O cuidado de um paciente com tumor neuroendócrino requer uma equipe multidisciplinar — com especialistas de diferentes áreas. "Envolve cirurgiões, médicos nucleares, endócrinos e um oncologista. Usamos terapias moleculares, hormônio terapia e terapia de medicina nuclear como forma de combater a doença e melhorar a vida da pessoa", explica.

A cirurgia também pode ser indicada se a doença é diagnosticada no começo, ou até para casos em que o quadro já se espalhou, para que a intervenção melhore os sintomas e proporcione mais tempo de vida para o doente.