Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quinino não é base da cloroquina e água tônica não cura covid-19

Vídeo/ Reprodução
Imagem: Vídeo/ Reprodução

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

15/04/2020 20h37

Diante da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) diversas receitas milagrosas estão surgindo na internet com o intuito de curar a doença.

Nesta quarta-feira (15), um vídeo viralizou nas redes sociais, onde a vereadora Victória Peixoto recomenda água tônica para o tratamento da covid-19.

Segundo ela, a bebida que tem a substância quinino, é uma alternativa para as pessoas que não têm acesso à cloroquina. Isso porque, no passado, o composto já foi usado como medicamento no combate à malária.

Igor Marinho, infectologista do HC-SP (Hospital das Clínicas de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD ressalta que esse tipo de divulgação é totalmente falsa e não há nenhum respaldo científico. "Não sabemos nem se a hidroxicloroquina protege contra o coronavírus, o que dirá o quinino, em uma dose bem mais baixa. Não tem fundamento", afirma.

O especialista explica ainda que as substâncias "competiam" no tratamento da malária, mas isso não quer dizer sejam eficientes contra a covi-19. Além disso, a quantidade de quinino na água tônica é quase que insignificante, por isso não deve ser levada em consideração.

Risco às pessoas

Além de se tratar de uma fakenews, o material pode ainda fazer com que a população se sinta segura ao sair na rua, caso consuma esse tipo de bebida. "É uma falsa sensação de segurança. Achando que tomando a água tônica não vai se contaminar ou contaminar o outro indivíduo. É bem irresponsável", finaliza.