PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

83% das pessoas malham em casa para manter a calma; veja treinos

Seis em cada dez brasileiros estão se sentindo mais ansiosos desde que foi decretado o isolamento - Getty Images
Seis em cada dez brasileiros estão se sentindo mais ansiosos desde que foi decretado o isolamento Imagem: Getty Images

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

11/04/2020 10h36

Pesquisa encomendada pela rede de academias Smart Fit e mostra que seis em cada dez brasileiros (64,8%) estão se sentindo mais ansiosos desde que foi decretado o isolamento social como forma de conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo a análise, feita com mais de duas mil pessoas, um dos maiores aliados no controle da ansiedade tem sido a atividade física: 83,2% disseram que os exercícios ajudam a manter a calma.

A tática tem respaldo científico. Uma análise feita por cientistas da University College London, no Reino Unido, publicada no periódico Journal of Affective Disorders, revelou que, quanto maior a aptidão cardiorrespiratória (capacidade dos sistemas cardiovascular e respiratório fornecerem oxigênio ao corpo durante o exercício), menor o risco de desenvolver ansiedade e depressão.

Além disso, a prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina.

No campo psíquico, o indivíduo ainda vive uma experiência subjetiva positiva por meio do exercício, onde é reconhecido e valorizado pelos seus feitos, o que pode trazer ganhos para a autoestima. As conquistas esportivas também servem de estímulo para concretizar outras coisas no dia a dia. Na pesquisa da Smart Fit, 84,8% das pessoas consideram que se exercitar pode ajudar a criar uma rotina.

Treinos para fazer em casa

Movimento