Topo

Pães e bolos low carb mesmo? Veja como reconhecê-los na hora de comprar

Taylor Kiser / Unsplash
Imagem: Taylor Kiser / Unsplash

Roseane Santos

Colaboração para o VivaBem

10/04/2020 04h00

Uma das maiores dificuldades para quem decide seguir uma dieta low carb é ter que cortar aquele pãozinho no café da manhã e o tão saboroso bolo no lanche da tarde. Só que agora não é difícil encontrar opções dessas delícias na versão low carb em casas de produtos naturais. Muitos podem pensar que "os problemas acabaram então", mas não é bem assim.

Apesar de existirem muitos produtos nas gondolas feitos sem farinha de trigo, ela não é a única rica em carboidratos: farinhas oriundas da mandioca, milho (como o fubá), batata e outros cereais e tubérculos possuem médio a alto índice glicêmico e podem não se encaixar bem nesse tipo de dieta. "Nas dietas low carb optamos por esses alimentos in natura porque dessa forma o impacto é menor na glicemia", explica a nutricionista Cristiane Baronto. Por isso, é importante estar atento à lista de ingredientes.

Quais farinhas são low carb?

O endocrinologista Mario Carra, presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica que algumas opções de pães e bolos não têm número representativo de carboidratos e dessa forma são indicados para quem faz esse tipo de dieta. "Os pães preparados com farinhas de oleaginosas como amêndoas, nozes e castanhas não vão ter nenhum percentual", indica. Baronto indica as farinhas de alimentos como coco ou banana verde para quem quer reduzir os carboidratos. De acordo com a especialista esses são produtos com composição alta em gorduras boas (gorduras vegetais e não animais).

A nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) esclarece que não há um consenso que especifique quais seriam as regras para um pão ou bolo ser rotulado "low carb", mas considerando que uma pessoa está à procura de um alimento com a quantidade mínima de carboidratos, o ideal é optar por produtos feitos com farinhas de oleaginosas, como indicou Carra, pois realmente a quantidade será menor. Apesar daqueles que estiverem com alguma farinha originada de leguminosas na composição (como a de grão-de-bico por exemplo), também terão o número de carboidratos inferior se comparado aos fabricados com farinha de trigo.

E se o pão tiver esse tipo de farinha, mas alguma outra com mais alto teor de carboidratos, ainda assim é low carb? "Não há um consenso do que é um pão low carb, mas se considerar uma pessoa que está seguindo essa dieta, um pão que tem farinha de oleaginosas e de leguminosas terá menos carboidratos do que um pão feito só com aveia, centeio ou o próprio trigo", pondera Fujiwara. Ou seja, esteja sempre atento se essas farinhas especiais aparecem antes das farinhas de cereais e tubérculos.

Pão low carb não deve ser consumido a vontade

A nutricionista alerta, ainda, que normalmente os pães com redução de carboidratos apostam em ingredientes de fontes de proteínas com maior teor de gordura. "Esses alimentos se tornam mais calóricos e por essa razão, devem se ter vistos com atenção especial por aqueles que tem como objetivo o gerenciamento de peso.", adverte.

A nutricionista diz que até mesmo a receita de pão nuvem, famosa na internet, que leva somente ovo, cream cheese, queijo ralado, fermento e sal não deve ser consumida sem controle. "O segredo está na porção de cada consumo. Não é só porque não tem carboidrato que o número de calorias será menor. Então se o desejo é não aumentar de peso, nenhum desses alimentos pode ser consumido de forma irrestrita", diz.

Já Baronto lembra que a dieta low carb não tem como finalidade cortar os todos os tipos de carboidratos e sim "adaptar" o corpo a usufruir variados tipos de energia. "Cabe ao profissional que passar essa dieta ir adaptando o paciente a reduzir e evoluir a restrição dos carboidratos", descreve.