Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ju Paes para de fumar por medo de covid-19; hábito pode agravar quadro

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

09/04/2020 11h04

No grupo de risco por ter asma, a atriz Juliana Paes contou que a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe algo positivo para sua vida: por medo, ela decidiu parar de fumar, e está há oito dias longe do cigarro.

"Tenho porque sou grupo de risco. Mesmo tendo asma, eu fumava cigarro de tabaco, com sedinha orgânica. Mas eu pensei, 'essa quarentena tem de me servir de alguma coisa. Disse que pararia de fumar essa porcaria de uma vez", disse, em live do Instagram com Fábio Porchat.

Qual a relação do cigarro com a covid-19?

Sabe-se que fumar enfraquece o sistema imunológico, tornando-o menos capaz de responder efetivamente a infecções. Os fumantes também podem já ter doença pulmonar ou capacidade pulmonar reduzida, o que aumentaria bastante o risco de desenvolver um quadro grave de covid-19, já que a doença afeta principalmente os pulmões.

Em nota técnica, o INCA (Institudo Nacional do Câncer) também explica os riscos do tabagismo e do uso e compartilhamento do narguilé para a infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o documento, fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais.

Estudo aponta relação

Em um estudo chinês, pacientes diagnosticados com pneumonia associada ao coronavírus tiveram chances de agravamento da doença 14 vezes maiores entre as pessoas com histórico de tabagismo em comparação com as que não fumavam. Esse foi o fator de risco mais forte entre os examinados.

Em relação ao narguilé, o risco de transmissão do vírus cresce substancialmente, já que a mangueira é passada de pessoa a pessoa e todas compartilham a mesma piteira (que é a parte colocada na boca).

*Com informações da agência Reuters