Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Especialistas recomendam moderação de álcool e maconha e abuso de leitura

De Viva Bem, em São Paulo

06/04/2020 13h35

O psicanalista e escritor Contardo Calligaris, que participou do UOL Debate de hoje, alertou as pessoas para uma maior moderação no uso de álcool e maconha durante a quarentena.

Calligaris destacou que pessoas que normalmente utilizam essas substâncias podem estar tentadas a aumentar a dose por conta da epidemia de coronavírus e que isso pode ser um risco.

"Aquele beck a mais não relaxa coisa nenhuma, vai dar uma puta agitação e eventualmente sensação de perseguição tremenda", explicou o psicanalista.

Segundo ele, o álcool, em especial para as pessoas alcoólatras que estão abstêmias, também não deve ser utilizado.

Vera Iaconelli, que também é psicanalista, também recomendou moderação para o uso de medicamentos para dormir.

Complementando, o filósofo Leandro Karnal, sugeriu substituir as drogas por literatura para ajudar a dormir.

"Recomendo às pessoas de classe média e alta, que estão lidando com tédio e acirramento de algumas questões, leituras. Leiam o 'Diário de Anne Frank' e pensem o que é um confinamento de verdade", recomendou.

O UOL Debate de hoje reuniu Carmita Abdo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP; Contardo Calligaris, escritor, psicanalista e dramaturgo; Vera Iaconelli, psicanalista e diretora do Instituto Gerar; Leandro Karnal, historiador e professor do Instituto de Filosofia da Unicamp; e Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP.