Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Especialistas alertam para falta de sexo e intimidade física na quarentena

De Viva Bem, em São Paulo

06/04/2020 14h04

Especialistas da psicanálise alertaram hoje no UOL Debate sobre os riscos da falta de contato físico provocada pelo isolamento por conta do coronavírus.

Para Contardo Calligaris, estamos vivendo "um momento de privação de intimidade física", mesmo para os casais que estão isolados juntos, e que isso é diferente da intimidade sexual.

O psicanalista explica que a intimidade sexual pode ser satisfeita por meioda masturbação, mas que a intimidade física depende de afeto para existir, é necessário o toque de outra pessoa.

Ele contou que encorajou seus pacientes a imaginarem um "relacionamento sexual que fosse possível sem ser arriscado demais" no contexto da pandemia.

A psiquiatra Carmita Abdo concordou e lembrou que até os casais "estáveis" têm uma maior propensão a brigas nessa situação.

"As pessoas não sabem muito bem até onde têm liberdades, o outro parece sempre um inimigo. São questões de quem tem convivência no dia a dia", refletiu.

O UOL Debate de hoje reuniu Carmita Abdo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP; Contardo Calligaris, escritor, psicanalista e dramaturgo; Vera Iaconelli, psicanalista e diretora do Instituto Gerar; Leandro Karnal, historiador e professor do Instituto de Filosofia da Unicamp; e Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP.