PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Karnal: "Respostas para a crise não virão do grupo de WhatsApp"

De Viva Bem, em São Paulo

06/04/2020 14h30

O filósofo e escritor Leandro Karnal contou hoje no UOL Debate que está otimista para o fim da crise do coronavírus.

"As pessoas vão acreditar mais [na ciência], se tem dúvida de saúde, procura o médico, o especialista que está debatendo há 30 anos, óbvio que podem errar também, mas pergunte a alguém da área. Não é seu grupo de WhatsApp que dará a resposta", garante.

Karnal afirma que a saída dessa crise sanitária e econômica acontecerá por meio " do pensamento racional e científico".

O escritor ainda fez uma sutil crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dizendo que esse é o momento de um grande líder.

O psicanalista Contardo Callegaris concordou e foi além. Segundo ele, o presidente incentiva um "comportamento mais inconsequente, mais arriscado" das pessoas.

Por sua vez, o também psicanalista Christian Dunker, explicou que esse comportamento inconsequente acontece porque as pessoas não estão pensando nos outros. "É a inércia completa de pensar fora de si, recusa do lugar terceiro, da morte, do perigo real", disse.

O UOL Debate de hoje reuniu Carmita Abdo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP; Contardo Calligaris, escritor, psicanalista e dramaturgo; Vera Iaconelli, psicanalista e diretora do Instituto Gerar; Leandro Karnal, historiador e professor do Instituto de Filosofia da Unicamp; e Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP.

Saúde