Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Coronavírus: aprenda a fazer uma máscara em casa e os cuidados ao usá-la

Bárbara Paludeti

Do VivaBem, em São Paulo

03/04/2020 16h37

Mudou tudo. Se antes o Ministério da Saúde recomendava o uso de máscaras apenas para quem estava com sintomas de covid-19 —a doença causada pelo coronavírus— e profissionais de saúde, agora o cenário é outro, já que estudos chineses recentes mostraram que as pessoas assintomáticas têm um papel importante na disseminação do vírus.

Além de eficiente, é um objeto simples, que não exige grande complexidade de produção e pode ser um ótimo aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você, outras pessoas ao seu redor e a sociedade.

Por isso, VivaBem te ensina como produzir a sua máscara em casa usando o que você já tem, nada de precisar saber usar agulha, linha ou máquina de costura. É só assistir ao vídeo aí em cima: você precisa escolher um tecido que tiver em casa e usar dois elásticos de cabelo. Super rápido.

Mas vale lembrar que alguns cuidados são necessários: é preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.

As máscaras caseiras podem ser feitas em algodão (sabe aquela camiseta ou cueca velhas? Pode ser também!), TNT, lenço, bandana ou outros tecidos (tricoline, por exemplo), desde que higienizadas corretamente. O importante é que a máscara cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

"Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual", explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

"Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos", completou o ministro.

Agora que você já sabe fazer a sua própria máscara, use-a sempre que precisar sair de casa, como para ir ao supermercado ou farmácia. Saia sempre com pelo menos uma reserva —que deve estar guardada em um saco plástico limpo e só para ela— e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

A hora de colocar e retirar a máscara do rosto também exige atenção; veja os cuidados abaixo: