Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Teste é importante para saber duração do isolamento, dizem especialistas

De Viva Bem, em São Paulo

02/04/2020 13h31

O médico Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein, explicou hoje durante o UOL Debate que a importância de se fazer exames para diagnosticar o coronavírus é ter um "mapeamento epidemiológico" que possa indicar até quando vai o isolamento.

De acordo com o médico, os testes devem ser usados "para saber até quando haverá uma população mais ou menos imunizada" que possa voltar ao trabalho.

Klajner alertou que não há necessidade de se internar todas as pessoas que sejam diagnosticadas com covid-19." Com exames você elege a população que tem chance de piorar o quadro clínico para um paciente internado", explicou.

A pesquisadora Ester Sabino, uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus, concorda e ressalta que a importância do teste é para saber quantas pessoas precisarão de internação.

"Apesar de que a maioria começa com poucos sintomas e a maioria vai continuar assim, alguns evoluem rápido com piora. Mas não vamos poder por todo mundo dentro do hospital", afirmou.

Sabino ainda explicou que as medidas tomadas para barrar a evolução do vírus só começam a ser sentidas 15 dias depois de colocadas em prática.

O UOL Debate de hoje reúne, o médico Drauzio Varella, Paulo Chapchap, diretor geral do Sírio-Libanês, Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP; e Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz. Nesta edição, o programa debate qual é o momento que vivemos da pandemia.