Topo

Separada por portão, filha ensina pais idosos a se exercitarem em casa

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

24/03/2020 15h26

A pandemia do coronavírus mudou o hábito da maioria dos brasileiros. Ficar em casa se tornou questão de saúde pública ainda mais para os idosos, que fazem parte do grupo de risco.

Pensando em distrair e levar mais qualidade de vida aos pais, a capitã da Polícia Militar e estudante de educação física Regiane Alves de Souza foi até a casa deles e, da calçada, passou a ensiná-los alguns exercícios físicos. Tudo foi filmado para ser compartilhado com familiares, mas ganhou as redes sociais e viralizou.

Regiane conta que no domingo pela manhã decidiu visitar o pais (os aposentados Pedro Alves de Oliveira, 75, e Dilma Florência de Jesus, 77), que estão cumprindo a quarentena em casa, em Mineiros, cidade com 90 mil habitantes ao sudoeste de Goiás.

Para distraí-los e estimulá-los a praticar a atividade dentro de casa, ela passou a ensinar exercícios usando itens como rodo, vassoura e litros de óleo. Ela manteve a distância de 1,5 m recomendada pelo Ministério da Saúde e ficou separada dos pais por um portão.

"Eles moram sozinhos e estão sentindo muito ter que ficar dentro de casa. Por isso, quando fui visitá-los tive essa ideia de fazer atividade física. Eles ficaram na varanda e eu da calçada fui passando tudo o que era para ser feito", lembra. Como Regiane trabalha nas ruas e está vulnerável ao contato com pessoas infectadas pela covid-19, ela seguiu a orientação do Ministério da Saúde de manter distância dos idosos.

Segundo a capitã, é difícil estar longe dos pais nesse momento, por isso vem buscando maneiras de deixá-los felizes. Ela conta que a felicidade em estar fazendo exercícios ficou estampada nos olhos dos seus pais e foi, a partir daí, que surgiu a ideia de compartilhar os vídeos com outras pessoas.

"Aqui na cidade temos um projeto que chama 'Venha caminhar com a Polícia Militar' que incentiva a prática de atividades físicas. A maioria dos nossos alunos é idosa e, devido à pandemia, as atividades estão suspensas. Por isso, resolvi compartilhar essa experiência, que tive com meus pais, com os meus alunos e familiares", conta.

Depois da publicação no Facebook e nos grupos de WhatsApp do projeto, a adesão de outros idosos foi enorme. Regiane orienta que os idosos façam, pelo menos, 30 minutos de atividades por dia.

"Recebi diversos vídeos e áudios de filhos mostrando os pais fazendo atividade. Levar essa alegria para eles nesse momento é algo muito gratificante. Estamos vendo de gravar mais e dar continuidade nesse trabalho", acrescenta Regiane.

Alunos aderiram às atividades

Em isolamento domiciliar por causa do coronavírus, a aposentada Naid Terezinha Carrijo Oliveira, 61, tem se inspirado na policial e feito os exercícios ensinados pela PM. Além de ajudar seu pai, Euclides Carrijo Sousa, 83, a fazê-los também.

"A princípio meu pai estava muito inquieto, sem querer ficar em casa. Quando vimos os vídeos das Regiane decidimos todos aqui em casa fazermos as atividades. Agora ele já está mais tranquilo, ele faz os exercícios todos os dias, ouvimos as músicas que gostamos e assim vamos passando por esse período de forma mais tranquila", diz.

Deixando a solidão de lado

Além de ensinar exercícios físicos através de vídeos e encaminhar aos alunos, Regiane criou o projeto "Anjos Geração Saúde", em que cada idoso que se prontificar a ser um "anjo" fica responsável por ligar para conversar com outros idosos.

"A ideia é que eles não se sintam sozinhos. Então quem se candidata a anjo tem que ligar para mais quatro ou cinco idosos para saber como eles estão e conversar. Assim eles se distraem e um cuida do outro", conta a PM.

Depois das ligações que são feitas várias vezes durante a semana, cada anjo é responsável por compartilhar o que conversarem no grupo de WhatsApp com os demais idosos do projeto. Cerca de 140 idosos estão participando da ação.