Topo

Kefir: 5 motivos para incluir a bebida fermentada na sua alimentação

iStock
Imagem: iStock

Úrsula Neves

Colaboração para o VivaBem

18/03/2020 04h00

Kefir é o nome dado ao leite fermentado produzido a partir de grãos próprios, contendo uma grande variedade de microrganismos.

"O kefir é um leite fermentado elaborado por meio do uso de uma mistura de microorganismos. Esses microorganismos, que podem ser obtidos em amostras comerciais ou artesanalmente por doação na forma de grãos, produzem substâncias ácido-láticas, peptídeos, aminoácidos e vitaminas. Podemos dizer também que se trata de um alimento funcional, ou seja, que além de nutrir, exerce benefícios para a saúde", explica o farmacêutico Carlos Eduardo Rocha Garcia, doutor em Ciência de Alimentos e professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná.

1. Ajuda a equilibra a flora intestinal

O consumo regular do kefir tem a capacidade de reduzir problemas intestinais, uma vez que as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal. A bebida oferece ainda uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e os peptídeos, que contribuem para a saúde.

2. Auxilia a prevenção da osteoporose

O kefir feito do leite é rico em cálcio, mineral responsável por dar resistência e força aos ossos. Por isso, ele pode ser aliado de quem quer prevenir a osteoporose, que é caracterizada pela deterioração do tecido ósseo, um problema muito comum entre os idosos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os adultos consumam 1.000 mg de cálcio diariamente. Um copo de 200 ml de kefir de leite seria o suficiente para satisfazer cerca de 20% desses valores diários necessários.

3. Previne e combate problemas gástricos

Em estudo realizado por pesquisadores indianos, publicado pelo National Center for Biotechnology Information, indica que a bebida possui um efeito protetor contra a úlcera péptica e o câncer gástrico, especialmente causado pela bactéria H. pylori, que afeta uma parte da população mundial. Segundo os resultados, a inclusão de probióticos contendo iogurte ou kefir leva a uma melhor eficácia melhorada no tratamento, além de reduzir os efeitos colaterais das enfermidades.

4. Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício importante do kefir é fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, o que impede infecção por microrganismos através do intestino. Lembrando que para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante ingerir mais alimentos ricos em vitaminas e minerais (como as frutas, legumes e verduras), além de reduzir o consumo de fontes de gordura, açúcares e industrializados, com corantes e conservantes.

5. Reduz a pressão arterial

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Vila de Velha, no Espírito Santo, apontam que o kefir combate o processo inflamatório do sistema nervoso central, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e evitar o risco de ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral). A descoberta foi realizada pela pesquisadora Mirian Almeida e apresentada durante o painel Experimental Biology 2018, na reunião anual da Sociedade Americana de Fisiologia (APS em inglês), realizada em San Diego, nos Estados Unidos.

Contraindicações

Por se tratar de uma fonte de probióticos, pessoas em condições especiais, como gestantes, crianças menores de dois anos e indivíduos com alguma imunodeficiência devem consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a ingerir a bebida.

Kefir emagrece?

Como o kefir auxilia no trânsito intestinal, traz saciedade e ainda é rico em proteínas, os especialistas entrevistados concordam que o seu consumo regular favorece o processo de emagrecimento. "Em substituição ao leite convencional, o kefir pode ser uma boa alternativa para reduzir o valor calórico da dieta", afirma Carlos Eduardo Rocha Garcia. Isso por que 100 gramas de kefir têm apenas 37 calorias.

Mas não espere que o kefir sozinho vai fazer você emagrecer. A inclusão da bebida na sua rotina deve ser somente mais uma mudança na sua alimentação e no seu estilo de vida, buscando sempre uma vida com hábitos mais saudáveis.

Como é produzido o kefir

O kefir é produzido com a submersão temporária dos seus grãos em um substrato, como o leite e a água açucarada. Eles são uma colônia de microorganismos, normalmente lactobacilos e bifidobactérias. "Contudo, estudos indicam que a sua composição biológica, química e nutricional variam conforme a origem e o modo de produção", diz a nutróloga Carolina de Paulo Maldi, membro do corpo clínico do Hospital São Luiz e médica na clínica Dra. Nicolle Queiroz.

Tipos de kefir e como fazer em casa

Existem incontáveis tipos de grãos de kefir com diversos tipos de microorganismos que variam conforme a região do país. Os cientistas já identificaram 359 espécies isoladas de microorganismos em grãos do alimento de uma residência no Brasil. Os mais comuns por aqui são os de água e leite. Lembrando que o grão pode ser usado em todos os tipos de leite: de vaca, cabra, arroz, amêndoas, coco e soja.

Para fazer em casa, é preciso primeiro ter grãos (que podem ser obtidos com alguém que já cultiva kefir ou comprados na internet). O kefir de água e de leite precisam ser peneirados com acessórios de plástico ou silicone para evitar contaminação. Em seguida, coloque-os em uma jarra, de preferência de vidro, que tenha sido lavada em água fervente.

Coloque duas colheres de sopa dos grãos para cada litro de leite ou três a quatro colheres de sopa dos grãos para cada litro de água com 1/4 de xícara de açúcar mascavo. Cubra com um voal (fralda ou gaze também funcionam bem). Prenda com um elástico e o deixe fermentando entre 24h e 48h. Pode deixá-lo em cima da geladeira ou dentro de um armário, em um lugar escuro. Só tome cuidado com as formigas.

"É importante salientar que quanto maior a temperatura ambiente mais rápido ele irá fermentar e ainda, que quanto mais tempo fermentando, mais ácido ficará. Pode ser que em temperaturas mais quentes, 12 horas já sejam o suficiente", ensina a nutricionista Tamires Soares, especializada em nutrição clínica funcional.

Depois de fermentado, é só peneirar o kefir para usar os grãos em outra fermentação. Já o líquido obtido pode ser usado em frutas, sucos e afins. E atenção: ao fermentar a bebida, é normal que os grãos cresçam, uma vez que as bactérias estão se alimentando. Se eles continuarem miudinhos após alguns dias, é sinal de que há algo errado com a composição.

Fontes: Carlos Eduardo Rocha Garcia, doutor em Ciência de Alimentos e professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná; Tamires Soares, nutricionista especializada em nutrição clínica funcional e Carolina de Paulo Maldi, nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), médica pela UNICAMP, membro do corpo clínico do Hospital São Luiz e médica na clínica Dra. Nicolle Queiroz.