Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Musas do Carnaval seguem dieta restritiva para desfilar; quais os riscos?

Reprodução Instagram/@respallicci
Imagem: Reprodução Instagram/@respallicci

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

25/02/2020 15h12

Quem vê as fantasias maravilhosas e corpos definidos das musas do Carnaval na avenida nem sempre pensa no esforço por trás da aparência. Além das dores e hematomas pelos acessórios pesados e roupas apertadas, muitas vezes as protagonistas seguem dietas restritivas para exibir músculos sarados na festa.

Em entrevista ao G1, Renata Spallicci, rainha de bateria da Barroca da Zona Sul, conta que chegou a comer 35 claras por dia durante a preparação. Mas no dia do desfile, a atleta profissional de fisiculturismo se alimentou apenas com biscoito de arroz, uva passa e salada. Ela contou ao portal que se sentiu fraca no ensaio, mas que está acostumada por ser atleta.

Já Tati Minerato, que desfilou pela primeira vez como rainha no Águia de Ouro, consumiu apenas água durante o grande dia.

Apesar das restrições alimentares serem comuns em competições de fisiculturismo, a nutricionista Elisa Yumi, da NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica do Ministério da Saúde) aponta que há riscos em seguir uma estratégia como a da rainha de bateria, mesmo que só por um dia.

De acordo com a especialista, considerando a alta demanda energética do desfile, tomar apenas água não supre as necessidades nutricionais, que também dificilmente seriam atingidas apenas com os alimentos consumidos por Renata.

"Mesmo havendo fontes de carboidrato no dia, um cardápio como o citado pode levar à hipoglicemia (redução da quantidade de glicose no sangue) e redução de carboidrato disponível para o cérebro, causando sintomas como fraqueza, confusão mental, sensação de desmaio e convulsões", explica.

Yumi esclarece, ainda, que o fato de a musa ser atleta, pode significar que seu corpo desenvolveu resistência maior, mas isso não garante que ela não corra risco de ter que abandonar o desfile por mal estar ou até mesmo devido à perda de consciência.

Como deve ser a alimentação em dia de desfile?

A nutricionista explica que do ponto de vista fisiológico, o corpo tão tem grande capacidade de mudança em um único dia e por isso, deve-se priorizar uma boa alimentação, composta por todos os macronutrientes.

A dica é priorizar os carboidratos, alimentos que são a principal fonte de energia do corpo — como batata-doce, mandioca e pão integral. "O ideal é que sejam distribuídos ao longo do dia e combinados com fontes de proteínas e gorduras, sempre de boa qualidade, para agregar vitaminas, fibras e minerais", indica Yumi.