PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Participantes do BBB20 falam sobre limpar o bumbum; qual o melhor jeito?

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

23/02/2020 10h55

Os participantes do BBB20 tiveram uma conversa inusitada na noite deste sábado (22) sobre limpar o bumbum após ir ao banheiro fazer o número 2.

Aparentemente, Pyong não sabe como usar o chuveirinho para lavar o bumbum e perguntou aos brothers como eles fazem e se é melhor "por trás ou pela frente".

O VivaBem está aqui para esclarecer: qual é o melhor jeito de limpar o bumbum após fazer cocô?

Os especialistas dizem que papel higiênico é o método menos eficiente para limpar o bumbum, mesmo sendo o mais popular, isso porque ele acaba deixando restos de fezes tanto na pele quanto nos pelos.

Ao usar papel higiênico, a pessoa pode acabar passando a folha várias vezes ou com força na região, o que pode machucar a pele e, em casos mais sérios, podem rolar fissuras e até sangramento. Havendo resíduos de fezes no local, abre-se espaço para infecção.

O melhor jeito de limpar o bumbum é lavando, pode ser com chuveirinho, no banho ou no bidê. E, veja bem, é só água mesmo, já que alguns sabonetes podem causar irritação e até ressecar a pele. E aí vale usar o papel higiênico só para dar uma secada.

Se você estiver na rua ou no trabalho, impossibilitado de lavar o bumbum, use lenços umedecidos. E, mulheres, atenção: sempre limpe no sentido oposto ao da vagina, para não levar bactérias para lá.

E usar ducha higiênica todo dia faz mal? Não, a ducha higiênica não traz risco se usada na parte externa do ânus, mesmo se for diariamente, tranquilizam os médicos.

Você limpa seu bumbum direito? Sim, tem um jeito certo

VivaBem

Saúde