Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Existe um número ideal por dia?

Tanto faz tomar banho de manhã ou à noite, o mais importante é se lavar direito - iStock
Tanto faz tomar banho de manhã ou à noite, o mais importante é se lavar direito Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

15/02/2020 11h38

Uma sequência (thread) de posts no Twitter, criada por Felipe Pacheco (@fepacheco), já tem mais de 65 mil curtidas, comentários e compartilhamentos e está rendendo uma boa discussão sobre um assunto bastante pessoal: devemos tomar banho de manhã ou de noite?

A conversa começou quando Felipe revelou sua teoria de que "quem toma banho de manhã faz isso para os outros (pois vai sair limpinho na rua) e quem toma à noite faz para si" (pois vai dormir limpinho). Em seguida, ele contou que não sai de casa sem banho e considera essencial a chuveirada pela manhã. Aí, as pessoas começaram a dizer que não conseguem se imaginar deitando na cama para dormir sem banho; que não se sujam dormindo e a chuveirada pela manhã é desnecessária; que banho ao acordar desperta e dá um tapa na preguiça etc. E teve até quem disse que toma sete (!) banhos por dia. Mas e aí, pensando em saúde, será que existe um horário melhor para lavar o corpo?

Segundo especialistas ouvidos pelo VivaBem, a resposta é não: tanto faz você se lavar de manhã ou à noite e não há uma recomendação médica do melhor momento para isso. O horário ideal depende da sua preferência, necessidade e rotina. O mais importante é a chuveirada ter qualidade. Isso é, lavar bem todas as partes do corpo com sabonete neutro e água morna, pois se ela estiver muito quente pode a ressecar a pele, aumentando o risco de coceiras, irritação e alergias.

E sobre a quantidade de banhos por dia, também não existe um número ideal. Porém, se você é do time de gosta de tomar muitas chuveiradas, saiba que isso também pode a ressecar a pele. Já ficar um longo período sem banho, especialmente em épocas quentes, favorece a proliferação de bactérias em regiões úmidas e abafadas, como axilas, virilhas e pés, gerando um odor desagradável.

Agora, se "cheirinho" estiver ok e você não fizer questão de tomar banho antes de dormir, tudo bem se jogar na cama. Só tenha o cuidado de lavar bem as mãos e o rosto ao chegar em casa (isso vale sempre, até para quem tomar banho à noite) e antes de se deitar. Essa simples atitude já reduz o risco de infecções e doenças como diarreia, conjuntivite, gripe...

É melhor usar buchinha para tomar banho ou só sabonete?

VivaBem

Fontes: Mariana Quevedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica e da Associação Brasileira de Medicina Estética; e Max Lopes, infectologista do Hospital Santa Catarina, consultados em reportagem publicada em dezembro de 2018.