Topo

Dieta de Gracyanne tem 40 ovos. De quanta proteína precisamos por dia?

 Fonte de proteína, o ovo foi uma das bases da dieta de Gracyanne para manter o corpo definido para o Carnaval  - AgNews
Fonte de proteína, o ovo foi uma das bases da dieta de Gracyanne para manter o corpo definido para o Carnaval Imagem: AgNews

Do VivaBem, em São Paulo

15/02/2020 14h50

Praticamente pronta para entrar no sambódromo, a musa fitness Gracyanne Barbosa revelou que o ovo foi uma das bases de sua dieta para manter um corpo definido e com baixo percentual de gordura para o Carnaval.

Não é novidade que a rainha de bateria da União da Ilha é fã e consome grande quantidade do alimento. E em entrevista publicada esta semana pela Glamour, a artista comentou que seu cardápio diário nessa época pré-folia chegou a conter 40 ovos por dia, além de peixe, frango, batata-doce, mandioca (aipim) legumes e verduras. "Não como nada de industrializado", revelou Gracyanne à Glamour.

Qual a importância da proteína

Assim como carne vermelha, frango, peixe e leite, o ovo é uma boa fonte de proteína animal, nutriente que fornece ao corpo aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular. Essas substâncias são importantes não só para quem quer ganhar ou manter os músculos, como a musa fitness, mas também para a saúde geral de qualquer pessoa, pois os aminoácidos participam da produção de hormônios, anticorpos e vários tecidos do corpo (músculos, cabelo, pele, unhas).

Quanta proteína precisamos por dia

Segundo a colunista do VivaBem Paola Machado, fisiologista do exercício, mestre em ciências da saúde e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em geral, devemos ingerir de 1,2 g a 2 g de proteína por quilo de peso, dependendo do nosso nível diário de atividade física. Então, uma pessoa que pesa 70 kg e malha pesado necessita de 84 g a 140 g de proteína por dia.

E você não precisa comer 40 ovos para atingir esse valor —Gracyanne diz que faz isso pois gosta do alimento e acha prático para consumir, principalmente quando está fora de casa. É possível obter uma boa quantidade de proteína um cardápio normal, como você pode ver abaixo (citamos apenas as principais fontes de proteínas que costumam fazer parte das refeições, não todos os alimentos que devem compor um cardápio diário):

- Café da manhã

  • 2 ovos mexidos = 11 g de proteínas
  • 1 copo (200 ml) de leite = 5 g de proteínas

- Almoço

  • 2 filés (100 g cada) de peito de frango grelhado = 64 g de proteínas
  • 1 concha de feijão (com caldo) = 7 g de proteínas

- Lanche da tarde

  • 1 pote (200 g) de iogurte integral = 6 gramas de proteínas

- Jantar

  • 2 filés (100 g cada) de pescada branca = 54 g de proteínas

TOTAL DE PROTEÍNAS: 147 g

E, a título de curiosidade, um ovo (50 g) tem cerca de 5,6 g de proteínas. Então, com 40 unidades por dia, Gracyanne ingere 224 g de proteínas. Essa quantidade é mais do que suficiente para uma pessoa com 112 kg que faz exercícios intensos. Lembrando que você nunca deve seguir uma dieta assim, com grande quantidade de um único alimento, sem orientação de um nutricionista, pois um cardápio desequilibrado e o excesso de proteínas podem trazer problemas de saúde.

*Fonte do valores nutricionais dos alimentos: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, da Universidade de São Paulo)