Usuários de redes sociais copiam hábitos alimentares de amigos, diz estudo
Quem usa redes sociais como Instagram, Facebook e Snapchat têm maior probabilidade de apostar em lanches saudáveis — ou ingerir guloseimas — se acharem que os amigos que seguem nos aplicativos fazem o mesmo, de acordo com um novo estudo publicado no periódico científico Appetite.
Os cientistas responsáveis pela análise feita na Universidade de Aston disseram que as descobertas fornecem evidências para confirmar o que muitos de nós já suspeitávamos: o que vemos online pode, sim, influenciar implicitamente nossos hábitos alimentares.
Como o estudo foi feito
- Os pesquisadores pediram a 369 estudantes universitários que estimassem a quantidade de frutas, vegetais, lanches calóricos e bebidas açucaradas que seus amigos do Facebook consumiam diariamente.
- Essas informações foram cruzadas com os hábitos alimentares reais dos próprios participantes e mostraram que aqueles que possuíam um círculo social no qual era comum comer fast food, também consumiam mais desses lanches.
- Enquanto isso, aqueles que pensavam que seus amigos tinham uma dieta saudável apostaram mais em porções de frutas e vegetais.
- Não houve ligação significativa entre os hábitos alimentares dos estudantes e o IMC (Índice de Massa Corporal).
A próxima etapa do trabalho, de acordo com os pesquisadores, pretende acompanhar um grupo de participantes para verificar se a influência das mídias sociais nos hábitos alimentares teve um impacto a longo prazo no peso.
"Com crianças e jovens gastando várias horas interagindo com colegas e influenciadores por meio de mídias sociais, as novas descobertas deste estudo podem ajudar a moldar a forma como fornecemos intervenções que os ajudam a adotar hábitos alimentares saudáveis desde que somos jovens — e permanecer com eles para a vida ", indica Claire Farrow, diretora do Grupo de Pesquisa em Saúde Aplicada da Universidade de Aston, ao site EurekAlert.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.