Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Especialista dá dicas para manter a voz jovem por mais tempo

Igor Alecsander/iStock
Imagem: Igor Alecsander/iStock

Cristiane Bomfim

da Agência Einstein

07/02/2020 15h12

Há 39 anos, a voz é o principal instrumento de trabalho do cantor Edson Cadorini, da dupla sertaneja Edson & Hudson. Ao longo do tempo, ele que uma vez por ano faz um check-up de suas cordas vocais com um fonoaudiólogo, foi sentindo algumas mudanças na voz, ainda que leves. Ela está envelhecendo.

"É engraçado isso, mas estou sentindo mais facilidade para cantar notas agudas de uns anos para cá", confessa o cantor. E é isso mesmo que acontece. De acordo com Cristiane Freitas do Amaral Sampaio, fonoaudióloga do Hospital Israelita Albert Einstein, um dos sinais de envelhecimento da voz em homens é que ela vai se tornando mais aguda. Em mulheres, ela tende a ficar mais grave.

A especialista explica que o envelhecimento é natural. "A voz é produzida na laringe, onde estão as pregas vocais que vibram com a passagem do ar que vem dos pulmões e produzem nosso tom. Com o passar dos anos, os músculos da laringe sofrem alterações de força e agilidade. As cartilagens endurecem e a região fica menos lubrificada".

Chamado de presbifonia, o processo de envelhecimento está diretamente ligado à saúde física e emocional de uma pessoa, além das condições ambientais e os cuidados do dia a dia e é mais perceptível a partir dos 65 anos de idade.

"Gritar, falar em um tom que não é o seu, fumar, dormir pouco, o abuso do álcool, o uso excessivo da voz sem aquecimento prévio, no caso de cantores e narradores, por exemplo, são alguns hábitos que favorecem esse envelhecimento", explica Cristiane. E isso o cantor Edson já aprendeu. Antes de subir no palco, faz por cerca de 20 minutos o aquecimento da voz.

Após os aplausos, no fim do show, também faz exercícios vocais para o desaquecimento. "Também não bebo gelado duas horas antes e depois de cantar. Evito alguns alimentos, bebo muita água e parei de fumar há mais de um ano", afirma o sertanejo.

A fonoaudióloga do Einstein diz que o cantor age de maneira correta para manter a voz jovem por mais tempo. "É muito importante beber água para manter a mucosa da região limpa e hidratada. Isso também evita que a saliva fique grossa e cause incômodo. Alguns alimentos como os derivados do leite produzem mais muco na garganta", ensina a fonoaudióloga.

O cigarro também é vilão. "A temperatura mais quente da fumaça agride a laringe e produz pigarro em excesso", diz Cristiane que montou uma lista de alguns cuidados que ajudam a manter a voz jovem por mais tempo. "É importante falarmos sobre cuidados com nosso principal instrumento de comunicação", encerra.

Confira a lista:

  • Beba água frequentemente;
  • Evite alimentos condimentados, chocolates, excesso de leite e seus derivados;
  • Diminua a ingestão de cafeína;
  • Mantenha uma postura corporal adequada;
  • Evite falar muito alto e em excesso;
  • Evite falar em um tom de voz que não é o seu habitual
  • Evite falar por muito tempo em ambientes ruidoso
  • Evite a exposição excessiva ao ar condicionado;
  • Opte por roupas que não apertem a região do pescoço, tórax e abdômen;
  • Evite pigarrear;
  • Não fume;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Pratique exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.