Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é esclerose múltipla, doença que acomete ex-paquita Luise Wischermann

Louise Wischermann, apelidada de Pituxa Alemã, no centro da foto, fez parte da 1ª Geração das Paquitas, no "Xou da Xuxa", na Globo - Reprodução
Louise Wischermann, apelidada de Pituxa Alemã, no centro da foto, fez parte da 1ª Geração das Paquitas, no "Xou da Xuxa", na Globo Imagem: Reprodução

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

06/02/2020 18h30

A ex-paquita Luise Wischermann usou um site de financiamento coletivo para contar como foi a descoberta da esclerose múltipla.

No site da vaquinha virtual, em que ela pede R$ 120 mil para lançar uma biografia, a "Pituxa Alemã" diz que, em seu primeiro surto, em 1997, acordou sem enxergar direito. "Olhava para a minha irmã e só a enxergava do nariz dela pra cima. Para baixo via preto, tudo preto". Depois, subindo as escadas de seu apartamento, ela desmaiou. "Nove pontos no rosto, muitos roxos pelo corpo e dois dentes quebrados. Assim descobrimos a tal da esclerose múltipla", diz.

Assim como ocorreu com Luise, o susto nos primeiros surtos é comum, já que o nome da doença faz com que muitas pessoas se confundam sobre o que realmente é a doença. Isso acontece devido à associação com o adjetivo esclerosado, muito usado para idosos com declínio das capacidades mentais. "Para mim, era a doença que pessoas idosas tinham e começavam a esquecer das coisas, algo entre o gagá e o Alzheimer".

Mas a esclerose múltipla está longe de ser uma doença de pessoas com idade avançada. Atualmente, quem mais sofre com o problema são jovens adultos, entre 20 e 35 anos, principalmente mulheres.

O que é a doença

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, causada por uma "confusão" do organismo. O sistema imunológico da pessoa identifica a bainha de mielina, revestimento dos neurônios, como um agente estranho e a ataca. Isso dificulta a transmissão dos impulsos nervosos.

Sintomas

Qualquer processo que depende de impulsos nervosos para ser realizado pode ser afetado pela doença —ou seja, praticamente tudo que nosso organismo faz.

Para muitos, a esclerose múltipla primeiro afeta a visão. Um dos olhos começa a falhar ou aparece uma mancha escura, seguida de dor. É a chamada neurite óptica.

Outro sintoma pode ser o desequilíbrio, por causa de lesões no tronco encefálico. A pessoa também pode sentir tontura persistente, dores faciais, dificuldade para andar ou segurar objetos, devido à perda de força nas pernas e nos braços, fadiga e formigamentos.

Xuxa reencontra as ex-paquitas Andrea Veiga e Luise Wischermann  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Xuxa reencontra as ex-paquitas Andrea Veiga e Luise Wischermann
Imagem: Reprodução/Instagram

A doença leva à demência?

Apesar de os sintomas mais frequentes serem físicos, algumas pessoas também sofrem com problemas de cognição. Não é raro que a esclerose múltipla cause perda de memória, déficit de atenção e reduza a velocidade do processamento de informações no cérebro —ou seja, o raciocínio fica mais lento. Se isso ocorrer e for identificado no começo da doença, a chance de reverter o problema é grande. Porém, conforme o tempo passa e o número de lesões aumenta, fica mais difícil a recuperação total.

Tratamento

A doença é controlada com remédios, como os imunomoduladores e imunossupressores. Muitos medicamentos causam efeitos colaterais, como enjoo e mal-estar.

Apesar dos desconfortos gerados, com a medicação a pessoa consegue levar uma vida ativa e produtiva. Quando a esclerose múltipla é detectada precocemente e tratada conforme indicação médica, o paciente reduz o número de possíveis surtos e evita sequelas.

Quando Luise descobriu a doença, o susto foi grande, mas ela conta que hoje aceita melhor. "Ainda fico com raiva, choro, fico frustrada? Claro que sim, mas achei armas para me fortalecer, me ajudar, focar e crescer.

Fontes: Rodrigo Thomaz, neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, e Mauricio Hoshino, neurologista do Hospital Santa Catarina. Os especialistas foram ouvidos em reportagem publicada em 30/08/2017.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita