Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pelos crescem na gengiva de mulher em caso extremamente raro

Obradovic/iStock
Imagem: Obradovic/iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

05/02/2020 12h36

Apesar de serem parte natural do corpo humano, não dá para negar que os pelos ainda incomodam muita gente, especialmente se aparecem em lugares pouco comuns, onde chamam mais atenção.

E o que você faria se os pelos começassem a aparecer dentro da sua boca? O quadro raríssimo aconteceu com uma italiana de 25 anos, que surpreendeu médicos da Universidade da Campânia, Luigi Vanvitelli, na Itália no ano de 2009.

Caso raro de pelos na boca -  Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology -  Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology
Imagem: Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology

De acordo com o estudo do caso que foi publicado recentemente, a mulher sofria de hirsutismo gengival e apresentou pelos em diferentes partes da gengiva.

O artigo também revela a presença de pelos exuberantes nas regiões do queixo e pescoço da paciente. Na boca, os cabelos encontrados eram castanhos, semelhantes a cílios, e foram removidos após o exame.

A literatura médica tem registro de apenas cinco outros casos semelhantes - todos ocorreram em homens na década de 1960.

Por que acontece?

Por ser um achado extremamente raro, os médicos têm dificuldade em descobrir por que isso acontece. No entanto, uma investigação geral de saúde foi recomendada, já que outras condições podem estar por trás do caso.

No caso da paciente, os pesquisadores encontraram uma pista rapidamente. Ela foi submetida a exames hematológicos de rotina que não revelaram alterações, mas uma análise que mediu os hormônios sexuais revelou altos níveis, especialmente de testosterona e hormônio luteinizante.

Exames ecográficos adicionais mostraram numerosos cistos nos ovários, compatível com um diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos, que explicou o aparecimento de cabelos em zonas atípicas.

Caso raro de pelos na boca -  Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology -  Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology
Imagem: Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology

A italiana usou contraceptivos orais para ajudar a resolver o desequilíbrio hormonal e seguiu em tratamento com endocrinologista. Seis anos depois, a paciente interrompeu a medicação hormonal e o hirsutismo gengival retornou.

Embora seja difícil dizer com certeza, os pesquisadores sugeriram uma segunda teoria: como os tecidos das mucosas dentro da boca estão intimamente relacionados aos tecidos que constroem nossa pele enquanto estamos sendo gestados por nossas mães, as células que constroem pelos poderiam ser ativadas de forma diferente em algumas pessoas.

No entanto, a equipe ainda não sabe dizer por que apenas alguns tipos de tecido crescem fora do lugar.