Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Hérnia deixou Thaila Ayala imobilizada por dias; quando fazer cirurgia?

Atriz teve hérnia de disco e realizou cirurgia  - Reprodução Instagram/@thailaayala
Atriz teve hérnia de disco e realizou cirurgia Imagem: Reprodução Instagram/@thailaayala

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

05/02/2020 16h21

Resumo da notícia

  • Em seu Instagram, a atriz contou que está praticando mais exercícios após ter passado por cirurgia para retirar uma hérnia de disco
  • De acordo com ela, o problema a deixou de cama, com muita dor e sem andar por dias
  • Apesar de ser um quadro comum, cirurgias de hérnia de disco só são indicadas em casos mais graves, quando o tratamento clínico não funciona

A atriz Thaila Ayala impressionou seus seguidores ao compartilhar uma foto de seu abdômen definido enquanto praticava exercícios na academia. Quando questionada sobre a nova forma física, Thaila respondeu que está firme e forte nos treinos por conta de uma hérnia de disco que a deixou de cama por meses.

"Tinha dores que nenhum remédio era capaz de tirar. A hérnia me deixou arrastando minha perna direita por meses (quando eu conseguia andar) e me levou a cirurgia. Ouvi do meu médico que era questão de dias para eu perder completamente o movimento do meu pé, que tínhamos tirado a hérnia mas que se eu não levasse muito a sério minha recuperação, se eu não fortalecesse muito o meu corpo eu precisaria entrar na faca de novo já já para colocar pinos na coluna. Para finalizar, ele disse que eu muito provavelmente não recuperaria 100% da força nem da sensibilidade da perna afetada", escreveu.

O que é a hérnia de disco

O disco é uma cartilagem separa duas vértebras e confere mobilidade, flexibilidade e transfere cargas para a coluna. Quando há desgaste do disco, seja por envelhecimento, questões genéticas ou trauma causado por acidentes, ele pode rachar, vazando a cartilagem chamada de hérnia de disco.

"Muitas pessoas não sentem incômodo algum e só descobrem o quadro quando fazem exames por outros motivos nas regiões das costas. A dor extrema, como no caso da atriz, é um sintoma clássico de que a hérnia está pressionando algum nervo", explica Alberto Gotfryd, médico do grupo de coluna do departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo e ortopedista do Hospital Albert Einstein.

Quando a cirurgia é necessária?

Após o diagnóstico, que é feito por meio de ressonância magnética, um médico especialista em coluna indica se o paciente deve fazer um tratamento clínico ou cirúrgico.

Para a maioria dos casos, de acordo com Gotfryd, é indicado o tratamento clínico com medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e cortisona durante as crises de dor. Fisioterapia e terapias alternativas, como acupuntura, também são recomendadas.

"Mas se o paciente não responde ao tratamento clínico, apresenta dor forte e persistente e principalmente se tem fraqueza nas pernas ou nos pés, é comum que faça parte do pequeno percentual a quem é indicada a cirurgia", esclarece.

Como é a cirurgia

A cirurgia de hérnia é um procedimento simples no qual é feita a remoção do pequeno fragmento de cartilagem deslocada.

"Não colocamos nenhum tipo de implante, apenas é feita uma pequena descompressão por uso de microscópio ou câmeras de vídeo, com corte que varia de um a dois centímetros. A duração é de cerca de uma hora, e o paciente costuma voltar para casa após um dia de internação", indica o médico da Santa Casa de São Paulo.

Exercícios são importantes no pós-operatório

De acordo com o especialista, a atriz está certa em apostar no fortalecimento muscular — especialmente na região do core e das costas — já que os exercícios ajudam a evitar dores. Após a cirurgia, também é indicado que os pacientes façam sessões de fisioterapia para ajudar na reabilitação.

"A maioria dos pacientes consegue recuperar toda a força e sensibilidade. As chances de sequelas só são grandes quando não é feita a cirurgia para casos mais graves", afirma.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita