Topo

No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor


No supermercado

Quando comprar pão doce, prefira os mais simples. Eles são "mais saudáveis"

iStock
Imagem: iStock

Raquel Drehmer

Colaboração para o VivaBem

03/02/2020 04h00

Nem chocolate, nem sorvete: há momentos em que só um pão doce é capaz de saciar a vontade de colocar um pouco de açúcar na vida. E, ao se deparar com tantas opções no balcão e nas prateleiras da padaria do supermercado, é comum surgirem as dúvidas: "será que comer pães doces ameaça a saúde?" e "dentre todas elas, quais serão as que fazem menos mal?".

Vamos por partes. Os pães doces não são considerados alimentos saudáveis, mas estão longe de assumir o papel de vilões ou perigos para a saúde —desde que seu consumo não seja um hábito diário e que a pessoa não seja portadora de alguma doença que restrinja o consumo de açúcar, como diabetes ou hipertensão. Curtir uma rosca com coco ralado ou um donnut recheado com geleia de vez em quando pode, sim, ser um agrado para o paladar em dias especiais.

Quanto às opções que fazem menos mal para a saúde, a regra é: quanto mais simples, melhor. Por simples entenda com pouco ou nenhum recheio ou cobertura —e, se houver esses complementos, que sejam com pouco açúcar e com poucas gorduras.

Entenda, a seguir, como escolher os pães doces mais amigáveis à saúde.

Pão de massa doce, sem recheio e sem cobertura
Apenas a massa do pão tem açúcar, pois ele vem sem complemento nenhum. É o menos calórico e prejudicial dos quatro.

Pão de massa doce, sem recheio e com cobertura
Além da massa doce, há algum glacê de açúcar, creme --as duas opções menos saudáveis deste grupo, por causa da alta concentração de açúcar e, no caso dos cremes, também de gordura -- ou geleia de frutas --a mais saudável, principalmente se for natural e quando são acrescentados pedaços da fruta ou frutas secas à geleia -- sobre o pão.

Só não é mais recomendado que o pão doce simples, mas é uma alternativa melhor para a saúde que o pão que conta apenas com recheio, uma vez que a quantidade de doce necessária para cobrir um pão é menor que aquela para recheá-lo.

Pão de massa doce, com recheio e sem cobertura
Aqui a massa tem açúcar e dentro do pão é acrescentado algum doce --normalmente um creme, doce de leite (as opções menos saudáveis de recheios, devido à alta concentração de açúcar e de gordura saturada), uma mistura de coco ralado com manteiga (que perde pontos devido à gordura saturada da manteiga) ou uma geleia de frutas. Em termos de nutrição, é menos recomendado que o pão que tem apenas cobertura, pois a quantidade de doce para preencher um pão é maior que a necessária para cobri-lo.

Pão de massa doce, com recheio e com cobertura
Este é o kit completo: massa doce, recheio e cobertura dos tipos mencionados anteriormente. Devido ao acúmulo de ingredientes, é o menos saudável dos quatro e deve ser "reservado" para consumo em poucas ocasiões.

Dê preferência aos pães doces com cereais e com frutas
As melhores opções de pães doces feitos na padaria do supermercado são aquelas com farinha de trigo integral em vez da refinada, presença de cereais na massa (aveia e linhaça figuram entre receitas comuns de pães doces) e frutas ou geleias de frutas em vez de cremes no recheio e na cobertura; eles contêm mais fibras e assim, além de gostosos, auxiliam a função intestinal. Cheque na lista de ingredientes --e na observação visual também -- e dê preferência a essa "configuração" de receita.

Olho vivo para a ordem dos ingredientes
Os ingredientes são listados de acordo com a sua proporção na receita, ou seja, quanto mais no topo da lista, maior a quantidade utilizada. Pães com açúcar, gorduras e farinha de trigo refinada nas primeiras posições e nesta ordem são os que mais devem ser evitados.

Evite a gordura vegetal hidrogenada
Ainda na lista de ingredientes, veja se consta gordura hidrogenada, que nada mais é que gordura trans com outro nome. Ela é muito usada tanto na massa quanto nos cremes e seu consumo deve ser evitado, uma vez que ela aumenta o LDL (colesterol ruim), diminui o HDL (colesterol bom) e faz subir o risco de AVC e infarto.

Verifique a validade
Por serem produzidos de forma artesanal, os pães doces da padaria do supermercado têm a validade mais curta que a dos industrializados -normalmente entre dois e três dias. Se houver cobertura e/ou recheio, o prazo é mais curto - entre um e dois dias -, e o mais indicado é comprar aqueles feitos no próprio dia.

Informação nutricional

Pão doce com creme de confeiteiro

  • Porção: 40 gramas (1 unidade)
  • Valor energético: 105 kcal
  • Carboidratos: 19,7 g
  • Proteínas: 3,24 g
  • Gorduras totais: 1,69 g
  • Gorduras saturadas: 0,56 g
  • Fibras: 0,86 g
  • Sódio: 129 mg

Fontes: Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital São Luiz Morumbi, presidente do IMeN (Instituto de Metabolismo e Nutrição) e coordenador da área de nutrição da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia); Debora Delle Molle, nutricionista da BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo); Maria Fernanda Barca, médica doutora em endocrinologia e membro da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da SEE (Sociedade Europeia de Endocrinologia)

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

No supermercado