PUBLICIDADE

Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor


Alimentação

Gusttavo Lima come 400 g de arroz e carne; veja dieta para ganhar músculos

Gusttavo Lima - Reprodução/Instagram
Gusttavo Lima Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

30/01/2020 14h51

"Meu Deus, vida! Você está com fome?", perguntou Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima, ao cantor. O vídeo, postado no Instagram da modelo na quarta-feira (29), mostrou o prato de comida do sertanejo, que disse apenas fazer o que o nutricionista recomendou: "Falou para eu comer 200 g de arroz e 200 g e carne, então estou seguindo".

Apesar de parecer exagerado, o cardápio do cantor está dentro do recomendado para quem deseja "crescer". O combo proteína (encontrada na carne) e energia (encontrada em carboidratos, como o arroz) é ideal para para isso.

A proteína age na síntese muscular —nome técnico dado para a construção do músculo — e as calorias fornecem energia para o organismo. "Na verdade, carboidratos, lipídeos e proteínas fornecem energia, então um prato que contenha quantidades adequadas desses nutrientes irá auxiliar o ganho muscular", diz Guilherme Artioli, professor da EEFE (Escola de Educação Física e Esporte da USP), na área de fisiologia aplicada e nutrição.

Quantidade de proteínas

Em geral, se o objetivo é ganhar músculo, é indicada 1,6 gramas de proteína por quilo de peso por dia. Esse valor varia no máximo até 2 g/kg. "Não há benefícios extras ao ultrapassar esse valor", diz Artioli.

De acordo com Antonio Lancha Junior, coordenador do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da EEFE-USP, as revisões mostram que quando o indivíduo aumenta demais essa ingestão ele passa a estimular proteínas no intestino que produzem resíduos pró-inflamatórios. "A consequência disso é um aumento da secreção de cortisol, que joga contra o ganho de massa muscular".

Queimando a Pizza do FDS!!!

Uma publicação compartilhada por Gusttavo Lima (@gusttavolima) em

Lancha ainda diz que, mais importante que a quantidade de proteína ingerida, é a distribuição desse macronutriente ao longo do dia. O ideal é fracionar essa ingestão ao longo do dia, fazendo com que a concentração de proteína fique estável e que no momento da síntese tenha o nutriente disponível. Nesse processo, o músculo capta aminoácidos, promovendo manutenção e crescimento das células musculares.

O corpo humano tem reserva de carboidrato e de lipídio, mas não de proteína. Por isso é importante a manutenção estável dela.

Mais energia

Junto com o consumo de proteínas, a quantidade de calorias ingerida também é importante. Artioli diz que Gusttavo Lima provavelmente esteja tentando induzir o superávit calórico, ou seja, ele come mais energia do que gasta e, portanto, ganha mais peso.

É importante que essa tática seja realizada em conjunto com o treino. Sem a musculação, não há estímulo para ganho de massa e a maior parte do peso ganho será na forma de gordura. Mas se for feito em conjunto com o treino de força (levantamento de peso, crossfit e musculação), boa parte desse peso ganho será na forma de massa muscular. "Ele ainda ganha um pouco de gordura, claro, mas estimulará o crescimento de massa".

Esse processo é um velho conhecido dos fisiculturistas e se chama "bulk". Nele, os praticantes aumentam o corpo, comendo muito e ganhando muita massa e gordura. Eles ficam "gigantes", mas com definição. Para os fisiculturistas, na verdade, essa fase não é a ideal, mas apenas uma parte do processo. Quando chegam próximo a uma competição, há o período chamado de "cut", ou corte. Dessa vez, é hora de reduzir o consumo energético, para se livrar da gordura (e um pouco de massa magra) e aumentar a definição.

Seja qual for o intuito, o recomendado é procurar orientação profissional e receber o cardápio voltado para o seu objetivo e, o mais importante, para o seu corpo e sua saúde.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

Alimentação