Topo

VivaBem no Verão

Espaço para curtir o verão com notícias, vídeos e atividades no litoral


VivaBem no Verão

Entenda por que a pele queima mais rápido na praia e guarda-sol não protege

AleksandarNakic/iStock
Imagem: AleksandarNakic/iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

30/01/2020 04h00

Não há dúvidas de que o verão é uma das estações mais esperadas do ano: para muitos, é época de curtir viagens com a família, sair com amigos e, claro, renovar o bronzeado.

E como você já deve ter escutado por aí, não há lugar melhor do que a praia para deixar a pele morena —se não tomar cuidado, até com queimaduras.

"Por conta da areia, que tem milhares de partículas minerais que brilham, a radiação não só vem de cima para baixo, mas também de baixo para cima. Com o sol batendo no solo, os raios refletem nos corpos que estão ali com maior concentração", aponta Samuel Henrique Mandelbaum, coordenador do serviço de dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos (SP).

Mesmo quando os banhistas estão no mar, apenas com a cabeça para fora, o dermatologista explica que o efeito continua sendo o mesmo por conta das partículas brilhantes presentes na água e pela própria superfície refletora do mar. "Por isso é importante caprichar no protetor solar com FPS alto e reaplicar logo após sair da água ou a cada duas horas, se o corpo continuar seco", recomenda.

Ficar na sombra não é garantia de proteção

Quando o calor está muito forte, é normal nos abrigarmos embaixo do guarda-sol. Mas a proteção da sombra é uma ilusão: mesmo quem está nela ainda recebe os raios que rebatem na areia e por isso, o uso do protetor solar é indispensável.

"Vale apostar em proteção física como óculos e roupas com proteção UV. Prefira um guarda-sol com tecido grosso ou, se disponível, proteção UV, como são os mais modernos. Os de tecidos sintéticos oferecem pouco apoio", indica Mandelbaum.

Siga o VivaBem no

Não é só na praia que os raios refletem

A praia exerce o maior efeito de reflexão dos raios UV por ter areia ou água em toda a sua extensão, mas outros locais também podem oferecer o mesmo resultado. "Ficar na beira da piscina, em jardins ou outros locais com paredes brancas e até na neve também colocam a pessoa na mesma situação", informa Damaris Ortolan, dermatologista e tricologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Os piores erros dos banhistas na praia e como evitá-los

Esquecer ou não saber que o protetor leva um tempo para pegar na pele
"Pode demorar até 45 minutos para surtir efeito na pele. Passe o protetor em casa, antes de ir para a praia ou para a piscina", indica o especialista da Santa Casa de São José dos Campos. Fique sempre atento às informações do rótulo.

Confiar no que está escrito na embalagem
Alguns protetores solares indicam proteção por 24 horas, mas o efeito máximo não dura tanto. É importante reaplicar o produto a cada duas horas ou após entrar na água.

Querer se bronzear a qualquer custo
Embora um bronzeado possa parecer o mais importante no seu dia de praia, problemas como o envelhecimento e o câncer de pele podem aparecer apenas após anos de danos, e, por isso, é essencial que os banhos de sol sejam feitos com responsabilidade.

Usar pouca quantidade de protetor solar
Mandelbaum explica que um adulto deve usar de 30 a 50 gramas de protetor solar para proteger o corpo todo. "Muitas vezes vejo pacientes com os frascos comprados há meses, o que mostra como as pessoas usam pouco", conta.

Usar protetor fora da validade
Após a validade, o efeito diminui e não vale a pena arriscar.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

VivaBem no Verão