Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Toda vez que minha imunidade cai aparecem herpes na boca. Não tem cura?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

28/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Ainda não tem cura para herpes e ela pode aparecer também quando a imunidade está normal
  • A maioria da população tem o vírus no corpo, mas em algumas pessoas ele irá se manifestar de forma recorrente
  • Normalmente, o tratamento é feito com o medicamento aciclovir, em forma de pomada ou comprimidos
  • Quando o herpes labial é recorrente, ou seja, mais de seis vezes ao ano, precisa procurar um infectologista
  • No caso do problema cíclico, os tratamentos mais indicados são: a chamada ?pill in the pocket? e a terapia supressiva

Atualmente não há cura para a herpes. Também é preciso entender que o herpes labial --causado pelo vírus herpes simples tipos 1 e 2 -- pode aparecer mesmo quando a imunidade está normal. Isso porque, em algumas pessoas, o uso de medicamentos, como corticoides e imunossupressores, além de traumas na mucosa da boca, por exemplo, também podem formar as pequenas bolhas incômodas.
Já situações em que a pessoa esteja com febre, gripe, ou tenha passado por um estresse físico ou emocional, excesso de sol ou frio, independentemente da queda de imunidade, ou não, pode também causar o desenvolvimento de herpes.

É importante saber que a maioria da população tem o vírus no corpo, porém, em algumas pessoas ele irá se manifestar de forma mais recorrente. E isso envolve uma predisposição genética, assim como a idade em que o indivíduo entrou em contato pela primeira vez com o herpes. Afinal de contas, antes do primeiro ano de idade, a criança ainda não possui o sistema imunológico totalmente fortalecido. Então, se o pequeno for contaminado com meses de vida, pode ser que o corpo não consiga responder da melhor forma contra o vírus, o que desencadeará situações recorrentes de herpes.

Normalmente, o tratamento funciona por meio do medicamento antiviral aciclovir, que pode ser aplicado em forma de pomada ou comprimidos. Porém, quando o problema é cíclico, ou seja, acontece mais de seis vezes ao ano, é importante procurar um infectologista para que ele indique um bom tratamento. Entre as opções de terapia, as mais indicadas nesses casos são duas: a primeira chamada "pill in the pocket". Nela, o médico prescreve o antiviral para o combate do herpes e indica que o paciente fique com o remédio e o utilize sempre que comece uma nova crise. Isso porque, normalmente, a pessoa já sabe reconhecer quando o herpes irá aparecer na boca, por conta da sensação de ardência, coceira, vermelhidão e dor.

Outro método é o chamado supressivo. O paciente toma, preventivamente, o medicamento por um tempo e de forma contínua. Após esse período, o remédio é suspenso e o nível do vírus no organismo reduz bastante e o próprio sistema imunológico consegue combater o restante, evitando que o herpes labial volte a ser recorrente. De qualquer forma, vale ressaltar que quem determinará o melhor tratamento é o médico. Não deixe de consultá-lo.

Fontes: Ivan França, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; João Prats, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; e José David Urbaéz, diretor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita