Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Exame de sangue pode prever quando será sua última menstruação, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

27/01/2020 10h36

Os exames de sangue podem funcionar como indicador de que a mulher está chegando à menopausa, de acordo com um estudo publicado no periódico Endocrine Society's Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Conforme as mulheres envelhecem e se aproximam da menopausa, o número de óvulos diminui. De acordo com a investigação, medir os níveis de hormônios como o antimülleriano, também conhecido como AMH, que serve como um indicador de quantos óvulos a mulher ainda produz, por meio de exame de sangue, pode ajudar a prever quando acontecerá a última menstruação.

Como o estudo foi feito

  • O estudo prospectivo de coorte longitudinal fez parte do SWAN (Women's Health Across the Nation), em português, "estudo de saúde da mulher em toda a nação".
  • Os pesquisadores analisaram exames de sangue realizados em 1.537 mulheres entre 42 e 63 anos.
  • O estudo de longo prazo monitorou as mudanças na saúde das mulheres durante a transição da menopausa. Para este estudo, as amostras de sangue dos participantes foram testadas quanto aos níveis de AMH, bem como ao hormônio folículo-estimulante, outro hormônio reprodutivo.
  • Os pesquisadores usaram um exame de coleta de sangue mais sensível do que o que estava disponível anteriormente para medir os níveis de AMH dos participantes. Esse processo tornou possível prever o período final do período menstrual dentro de 12 a 24 meses em mulheres com 40 e 50 anos.

Segundo os responsáveis pelo estudo, o exame é especialmente benéfico para mulheres que estão considerando passar por cirurgia para controlar os miomas e que se perguntam quando será seguro parar de usar métodos contraceptivos para o controle da natalidade. No entanto, mais pesquisas são necessárias para que o teste possa ser considerado realmente efetivo.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita