Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Isis diz que ioga a ajuda a lidar com sentimentos; quais os benefícios?

Isis Valverde faz ioga - Reprodução/Instagram
Isis Valverde faz ioga Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

25/01/2020 09h57

A atriz Isis Valverde, que está na novela das 21h da Globo, "Amor de Mãe", surpreendeu ao postar uma foto no Instagram em uma posição de ioga que lembra um "tatu-bola". Ela disse que a prática a ajuda a lidar "com sentimentos e desafios".

Mas não é só para ficar com o corpo forte e resistente nem para postar foto no Instagram que a ioga serve. Estudos mostram que a prática também faz bem para a saúde, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão e até prevenindo doenças cardiovasculares. Conheça alguns benefícios da prática:

1. Reduz a inflamação no corpo: Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), revisaram 26 estudos sobre o uso de terapias de corpo e mente como Tai Chi, ioga e meditação na redução de alguns sintomas e melhora da qualidade de vida. Publicado em 2016, o resultado mostrou que essas terapias reduziram a expressão de genes relacionados à inflamação. Outra análise, publicada em 2014 no periódico 'PLOS One' mostrou que a ioga também tem um papel importante na redução dessa inflamação associada ao câncer, ao diabetes e a doenças cardiovasculares.

2. Alivia dor nas costas: Há estudos que relacionam a prática de ioga ao alívio de dores em pessoas com artrite, fibromialgia e dor nas costas. Um estudo publicado em 2011 no 'Annals of Internal Medicine', por exemplo, analisou 313 adultos com dor crônica nas costas. Os 156 voluntários que praticaram ioga por três meses relataram sofrer menos com o problema e até sentiram melhora na função das costas.

3. Diminui risco de doenças cardiovasculares: Um estudo de Harvard publicado em 2014 no periódico 'European Journal of Preventive Cardiology' mostrou que a ioga pode reduzir os riscos de doenças do coração tanto quanto exercícios convencionais, como a caminhada. Isso porque a prática reduziu o IMC (Índice de Massa Corporal), a pressão sanguínea, o colesterol e os batimentos cardíacos dos voluntários.

4. Ajuda na memória: A prática regular de ioga ainda ajuda na preservação de regiões cerebrais associadas à atenção e memória. É o que indica um estudo feito no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, publicado em 2017. "O exercício tem um papel de neuroproteção, retardando a degeneração cerebral que ocorre com a idade da mesma maneira que retarda a perda de massa muscular", disse Rui Afonso, autor principal da pesquisa.

5. Combate ansiedade e depressão: Um estudo realizado em 2004 por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relatou que os voluntários com depressão que praticaram duas aulas de 1 hora de ioga por semana reportaram diminuição nos sintomas de depressão e ansiedade, além de diminuição no mau humor e cansaço, e maiores níveis de cortisol (hormônio regulador de estresse).

6. Melhora o funcionamento do cérebro: Praticar somente 25 minutos de ioga por dia pode aperfeiçoar as funções do cérebro, habilidades cognitivas, a habilidade de controlar respostas emocionais impulsivas e padrões habituais de pensamento e ações, de acordo com um estudo realizado em 2017 pela Universidade de Waterloo, no Canadá.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita