Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Datena passará por cateterismo; quando procedimento é necessário?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

23/01/2020 17h47

O apresentador José Luiz Datena, de 62 anos, foi internado hoje (23) para realizar um procedimento de cateterismo amanhã.

A técnica tem duas funções: como exame, ela é geralmente utilizada para diagnosticar problemas nas artérias coronárias, como obstruções. Se alguma lesão ou coágulo é identificado, o mesmo cateter é utilizado para o envio de um stent, uma espécie de mola metálica que mantém as paredes da artéria abertas, evitando a interrupção de fluxo sanguíneo.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os exames realizados na última terça-feira (21) indicam que 70% das artérias coronárias do jornalista estão obstruídas. "Esse entupimento ocorre por ruptura de uma placa de aterosclerose, ou seja, uma placa de gordura formada no interior do vaso", explica Renata Castro, professora do programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard.

Dependendo da conclusão do cateterismo, Datena poderá colocar stents para desobstruir as veias e permitir a passagem do sangue.

Como funciona o cateterismo?

Um cardiologista intervencionista que faz uma pequena incisão no punho ou na virilha e insere um cateter que irá percorrer o vaso sanguíneo até chegar ao coração. Tudo é feito com a ajuda da fluoroscopia, uma técnica de imagem que ajuda a guiar a subida do cateter até a artéria coronária.

Pós-operatório e medidas preventivas

Nos primeiros dias após o procedimento, os médicos recomendam que o indivíduo fique de repouso relativo. "A aterosclerose ocorre por processo multifatorial, incluindo questões genéticas e o envelhecimento. No entanto, é importante controlar fatores de estilo de vida, como tabagismo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo e quadros como colesterol, diabetes e hipertensão", aponta Castro.

*Com informações da reportagem de Gabriela Ingrid, publicada em 21/11/2019.

Conheça o VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita