Engolir faz mal? Dá alergia? Engorda? O que você deve saber sobre esperma

Engolir esperma ou não? Na hora do sexo, esse é um ponto que sempre gera polêmicas e dúvidas. Mas, independentemente da sua vontade, saiba que esperma (ou sêmen) por si só não oferece risco —mas também não existe comprovação científica de que traga algum benefício.

O líquido, produzido pelas glândulas vesícula seminal e próstata, é composto por uma série de substâncias, como proteína, frutose, vitaminas e minerais, além do espermatozoide, e nenhuma delas é prejudicial.

Pega doença?

O problema se dá quando o homem está infectado com alguma IST (infecção sexualmente transmissível). Neste caso, se a outra pessoa tiver uma lesão ou mesmo uma microfissura na boca ou na orofaringe, ao engolir o esperma —ou apenas ficar com ele na boca—, fica suscetível a contrair enfermidades como HPV, sífilis, clamídia e gonorreia. Os machucados funcionam como porta de entrada para os microrganismos.

Qualquer tipo de relação sexual pode transmitir doenças, e com a oral não é diferente. Por isso, o uso de preservativo, mesmo durante essa prática, é indispensável.

Para os casais que não abrem mão da ejaculação na boca, o médico aconselha que procurem periodicamente seus médicos de confiança para fazerem os exames necessários e certificarem-se de que estão saudáveis. Caso as pessoas tenham acabado de se conhecer ou se encontrem eventualmente, aí o mais sensato é evitar

Segundo o Ministério da Saúde, as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são transmitidas por mais de 30 agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários) diferentes, principalmente por contato sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso de preservativo.

A maioria delas se manifesta nos órgãos genitais por meio de feridas, corrimento e verrugas, mas também podem surgir em outras partes do corpo, como palma das mãos e olhos.

Muitas ainda provocam complicações. Na lista estão vários tipos de câncer, infertilidade, aborto, dificuldades na gestação e no parto, problemas neurológicos e cardiovasculares e a morte.

Engorda?

Pelo fato de o sêmen conter frutose (açúcar), muita gente acha que vai engordar se engoli-lo. Ele até tem um pouco de caloria, só que a quantidade que será consumida é tão pequena que não será suficiente para ganhar uns quilos.

Continua após a publicidade

Estudos mostram que, em um orgasmo, o homem ejacula o equivalente a uma colher de chá (entre 2 ml e 5 ml), e esse volume tem cerca de 10 calorias apenas. Assim, para aumentar o peso, seria preciso ingerir muito, mas muito esperma.

Dá alergia?

Embora se fale pouco sobre o assunto, algumas pessoas são alérgicas ao líquido que sai do pênis. O sêmen é altamente proteico e tem tantas substâncias que podem gerar um processo alérgico em indivíduos mais sensíveis. Isso é mais comum no sexo anal ou vaginal, mas pode acontecer no oral.

A literatura científica descreve essa condição como rara e, quando ocorre, é mais frequente nas mulheres.

Entre os principais sintomas estão vermelhidão, coceira, queimação e/ou inchaço nos locais que tiveram contato com o fluído.

Em casos mais graves, provoca diarreia e dificuldade para respirar.

Continua após a publicidade

Dá para melhorar o gosto e o cheiro do esperma?

Engolir o esperma acaba sendo um problema para alguns por causa do gosto e do cheiro considerados ruins. A boa notícia é que existem evidências de que é possível melhorar essas duas condições fazendo alterações nos hábitos alimentares.

Por exemplo, ao evitar o consumo exagerado e recorrente de alho, corantes, frituras, álcool, cafeína e produtos picantes, condimentados e amargos, e acrescentar na dieta alimentos como canela, gengibre e frutas, sobretudo abacaxi, tanto o sabor quanto o odor do líquido ficam mais leves e até mesmo adocicados.

É importante destacar que cuidar muito bem da saúde, inclusive a íntima, também é fundamental nesse processo. Essa ação sozinha já garante que ele tenha fragrância e gosto mais agradáveis.

Fontes: Alex Meller, professor da disciplina de Urologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); e Daniel Suslik Zylbersztejn, médico do Departamento de Sexualidade e Reprodução da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

*Com matéria publicada em 01/11/2021

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes