Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Drogas psicodélicas ajudam pessoas com estresse pós-traumático, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

21/01/2020 10h22

Um novo ensaio clínico apresentado no congresso médico 58th Annual Meeting of The ACNP (American College of Neuropsychopharmacology) sugere que o tratamento com drogas psicodélicas pode ser mais eficaz do que apenas a psicoterapia para pacientes que sofrem com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

A doença, que atinge mais de dois milhões de pessoas por ano no Brasil, é crônica, o que significa que pode ser tratada, mas não curada. Os sintomas incluem lembranças indesejadas relacionadas a um trauma, pesadelos, ansiedade e depressão e podem durar meses ou até anos.

As pessoas diagnosticadas com TEPT são geralmente tratadas com psicoterapia e medicamentos para tratar os sintomas.

Infelizmente, nem todos os pacientes respondem bem aos tratamentos, e por isso, cientistas têm unido esforços para encontrar abordagens mais efetivas.

Nos últimos anos, o FDA (agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos) concedeu MDMA (mais conhecido como ecstasy) e terapia com psilocibina (o ingrediente ativo dos "cogumelos mágicos"), ambos em doses controladas, para tratamentos de TEPT e depressão.

Como o estudo foi feito

  • A pesquisa incluiu seis ensaios clínicos de conduzidos por cientistas independentes de quatro países diferentes.
  • Nos ensaios, um grupo de pacientes recebeu MDMA durante as sessões de psicoterapia, enquanto o outro grupo recebeu um placebo ou comparador de doses baixas em conjunto com psicoterapia.
  • A conclusão geral dos estudos aponta que a psicoterapia assistida por MDMA foi significativamente mais eficaz no tratamento de pacientes com TEPT persistente do que a psicoterapia não assistida.

O objetivo dos pesquisadores é revisar os sucessos observados e acompanhar novas evidências em busca de criar novos tratamentos efetivos, na esperança de que uma terapia possa ser eficaz para todos que sofrem do problema.

Conheça o VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita