Sentiu aí? Hoje é o 'dia mais triste do ano'; de onde surgiu a Blue Monday

Hoje é a terceira segunda-feira de janeiro, mundialmente conhecida como o dia mais triste do ano.

O que é a Blue Monday?

A chamada "Blue Monday" ("segunda-feira melancólica", em tradução livre) não tem comprovação científica. É uma jogada de marketing que acabou se tornando popular ao longo dos anos.

Nessa data —que varia de acordo com quando começa o ano-novo —inúmeros sites pelo mundo aproveitam para vender produtos relacionados a bem-estar, com objetivo de driblar o "peso" desse dia.

Depressão pode ser sazonal?

Pode parecer irreal falar em depressão que só surge em dias específicos mas, para alguns pacientes, os sintomas realmente ficam mais evidentes em determinadas épocas do ano. Quando isso acontece, o quadro pode ser descrito como "depressão sazonal".

No Hemisfério Norte, por exemplo, ela se torna mais comum durante os meses de inverno, como janeiro e fevereiro, quando há menos luz solar. A falta do Sol cria um desequilíbrio químico no cérebro, afetando o ritmo circadiano que pode atrapalhar o funcionamento do corpo.

Os principais sintomas são fadiga (mesmo após descanso), problemas de concentração e aumento de peso causado pelo aumento no consumo de carboidratos. O quadro é mais comum em mulheres adultas.

Clima tropical também tem depressão sazonal

O clima de sol, calor, praia e férias, comum no Hemisfério Sul — em países como o Brasil —, também pode provocar uma depressão "de verão".

Continua após a publicidade

Por aqui, esse tipo de depressão está associado a uma mudança de ritmo social que pode pressionar as pessoas. É comum, por exemplo, o surgimento de questões com a autoimagem, em que pessoas insatisfeitas com o próprio corpo evitam as exposições sociais, na praia e na piscina, provocando um isolamento.

O verão também é marcado pela "obrigação" de sentir-se feliz e animado. Isso acaba se tornando uma cobrança a mais no período, contribuindo para a piora da qualidade de vida.

É importante dizer que pessoas que já possuem um quadro depressivo ou maior vulnerabilidade social e genética à doença acabam ficando mais propensas a desenvolver o quadro neste momento.

Há tratamento?

Assim como a depressão tradicional, o transtorno sazonal deve ser diagnosticado por um profissional e tratado com acompanhamento médico especializado.

Os sintomas mais comuns são angústia e ansiedade, sentimentos de tristeza e culpa; alterações do sono e do apetite, redução da concentração e na velocidade de aprendizagem. Se esses sintomas aparecem sempre em uma época do ano, vale a pena investigar.

Continua após a publicidade

O tratamento pode ser feito com medicamentos e psicoterapia. Quem vive o problema por falta de luz solar pode ainda ser orientado a fazer fototerapia, expondo-se à luz brilhante por algum tempo todos os dias.

Em geral, depressões recorrentes exigem uma manutenção para evitar que o quadro retorne. O tratamento deve levar o indivíduo a observar e reconhecer suas reações ao estresse e sintomas que possam desencadear uma recaída.

* Com informações de "Hoje é o dia mais triste do ano; saiba como lidar com a depressão sazonal", publicada em 21 de janeiro de 2020 em VivaBem

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes