Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Medo e sentimento de recompensa podem andar juntos, sugere estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/01/2020 17h30

Extinguir o medo pode ser a sua própria recompensa. Pelo menos é o que descobriu um estudo feito por pesquisadores do Instituto Picower de Aprendizagem e Memória do MIT, nos Estados Unidos.

No trabalho, os cientistas afirmam que os neurônios que nos fazem ter medo podem ser os mesmos que ajudam a codificar o sentimento positivo.

"Precisamos ter memórias muito fortes de circunstâncias perigosas para evitar que circunstâncias semelhantes se repitam. Mas se estamos constantemente nos sentindo ameaçados. Você precisa de uma maneira de trazer seu estado emocional de volta a algo mais positivo", diz Susumuj Tonegawa, um dos autores do estudo.

O cientista acredita que uma memória com medo original pode ser substituída por uma nova memória que não carregue esse tipo de emoção.

Como o estudo foi feito

  • Ratos foram expostos a pequenos choques em uma câmara, fazendo-os congelar devido à formação de memórias ruins.
  • No dia seguinte quando os animais voltavam a mesma câmara por um longo período sem os pequenos choques. Esse tipo de teste foi chamado pelos cientistas de treinamento de extinção do medo.
  • Os autores verificaram que as células Ppp1r1b, responsáveis pela parte recompensadora do cérebro, eram mais ativas em camundongos que sofreram o treinamento acima.
  • Para os cientistas, os resultados demonstraram que a extinção do medo é equivalente a recompensas.

Resultados positivos para novas terapias

Depois das descobertas, os cientistas acreditam que o trabalho pode ajudar no tratamento de distúrbios do medo, além de ansiedade e outros doenças.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita