Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: luz azul pode ajudar em lesões cerebrais leves e na melhora do sono

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/01/2020 16h35

Um estudo feito pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que a terapia de exposição à luz azul na parte da manhã pode ajudar o processo de cicatrização cerebral. Os resultados foram publicados no periódico Journal Neurobiology of Disease.

"A exposição diária à luz azul do comprimento de onda todas as manhãs ajuda a recuperar o ritmo circadiano para que as pessoas durmam melhor e com mais sono regular. Isso provavelmente é verdade para todos, mas recentemente demonstramos isso em pessoas que se recuperam de lesão cerebral traumática leve ", disse William D." Scott Killgore, um dos autores da pesquisa.

Geralmente, lesões cerebrais traumáticas leves são resultado de quedas, brigas, acidentes e prática de esportes.

Como o estudo foi feito

  • Em estudo clínico randomizado, adultos com lesões cerebrais usaram um dispositivo que emite luz azul durante 30 minutos pela manhã durante seis semanas.
  • Como resultado do tratamento, os participantes adormeceram e acordaram em média uma hora mais cedo do que antes do horário habitual e ficaram menos sonolentos durante o dia.
  • Os voluntários tiveram ainda uma melhora a velocidade e eficiência no processamento cerebral e mostraram um aumento no volume no núcleo pulvinar, uma aérea do cérebro responsável pela atenção visual.

"Acreditamos que estamos facilitando a cura do cérebro, promovendo melhor sono e alinhamento circadiano, e à medida que esses sistemas se curam, essas áreas do cérebro estão se comunicando com mais eficácia. Isso pode ser o que está se traduzindo em melhorias na cognição e em menos sonolência diurna", afirma o pesquisador.

Ele ressalta ainda que a luz azul de computadores, smartphones e telas de TV geralmente é vista com maus olhos, mas o feito nocivo depende muito de quanto e como você a usa. Ele e sua equipe pretendem continuar com as pesquisas para verificar como a terapia pode afetar distúrbios emocionais e psiquiátricos.

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi escrito anteriormente, o uso da luz azul realizado entre os participantes do estudo foi feito pela manhã e não antes de dormir. A informação já foi corrigida no texto.